Novos gestores

por Francicleiton Cardoso e Viviane Menegazzo

Na manhã de hoje (29), no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias (PT) deu posse a sete novos gestores no Estado.

O deputado estadual Fábio Novo (PT) assumiu a Secretaria de Estado de Cultura, o atual diretor-presidente do IAPEP, Marcos Steiner, ficou com a Superintendente de Previdência da Secretaria de Administração e Previdência, a médica oncologista Daniele Aita é a nova Diretora-geral do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (IASPI).Governador assina decreto de nomeação de novos gestores. (Fotos: Jailson Soares / Política Dinâmica)

Tomaram posse também José Osmar Alves como Diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí (INTERPI), Benedito de Carvalho Sá - B. Sá -, como Coordenador de Fomento à Irrigação, Gilberto Gomes de Medeiros se tornou o Coordenador de Fomento ao Saneamento Rural e Simone Pereira de Farias Araújo, passa a Coordenador Desenvolvimento Social e Lazer.

Sobre o fomento à irrigação o governador afirmou que a escolha por B. Sá faz parte de uma confiança no trabalho desenvolvido pelo gestor em outras pastas.  "Está aqui mais que um convite pelos entendimentos partidários. Temos alguém que eu conheço bem e sei que o trabalho será garantido. Nós estamos no século XXI, choveu, nós temos a chuva, não choveu, temos a irrigação", colocou Wellington. 


CULTURA

Em seu discurso de posse, o deputado Fábio Novo falou que entre suas ideias para a pasta está a de aproveitar as boas ideias já implementadas para outras regiões do Piauí. “A gente precisa reconhecer sim, que no governo Wilson Martins, iniciado no governo Wellington Dias e concluído no de Wilson Martins, a Potycabana, que é um sucesso e abriga muito a juventude. Medidas como a Potycabana tem que ser replicadas em outros municípios do Piauí”, ressalta.

Fábio Novo recebe os parabéns de autoridades presentes na posse.

Fábio Novo também acredita que a sua convocação para assumir a Cultura garantirá prioridade para o setor no governo Wellington Dias. “Temos um débito com essa área cultural e acho que o governador cumpre o seu compromisso quando em campanha dizia que tinha a intenção de transformar a Fundação em Secretaria. Isso mostra que o Governo terá prioridade para esta área que é uma área importantíssima”, ressalta.

Na sua fala o deputado também elogiou as mudanças que estão sendo feitas dentro do Governo Estadual com a Reforma Administrativa, sancionada a pouco. "Todas essas mudanças deverão fazer com que o Estado se fortaleça ainda mais", colocou Fábio. 

Fábio Novo assina termo para assumir secretaria.

Ex-presidente da Fundação Cultural do Piauí, atual Secretaria de Cultura, Sônia Terra, acredita que é possível desenvolver um trabalho de política descentralizada. "Nosso maior desafio é uma política integrada para criar os Planos Municipais de Cultura de todos os municípios. Isso é importante. A cultura é transversal. O secretário tem um desafio enorme que é de restruturar nossos equipamentos culturais", coloca Sônia. 

Sobre a realização dos folguedos e das festas juninas, que estão em atraso no Piauí, o mais novo secretário foi direto e afirmou que não vê obstáculos. "Eu preciso sentar lá. Mas a ideia é de que a gente faça uma força tarefa para realizar. As festas juninas vão até o mês de julho e nós vamos articular para que tudo dê certo", finalizou Fábio.

Comente aqui