NÃO FOI SÓ A GENTE QUE DESCONFIOU

Só quem achou graça foi o Abreu: o entorno de Fábio Novo e de Themístocles Filho estranharam muito o rumo dos números da pesquisa Data O Dia (fotos: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

No MDB e na campanha do Dr. Pessoa, muita gente tá sem entender: o novo membro da turma do deputado Themístocles Filho despencou nas pesquisas. E estão desconfiando bastante do deputado federal Fábio Abreu (PL), o nome da oposição que já aparece empatado com Pessoa. O presidente da Assembleia Legislativa já espalhou entre os seus: semana que vem haverá nova pesquisa dele em campo.

MONTANHA RUSSA

Na pesquisa Data O Dia – Número TRE-PI 000252/2020, publicada esta semana e com dados levantados entre os dias 09 e 11 de setembro -- Dr. Pessoa está pontuando com 27,24%. É uma queda de quase seis pontos percentuais em 20 dias, se forem comparados estes números com da última pesquisa Amostragem – Número TRE-PI, publicada no último dia 20 de agosto de 2020 – na qual ele tinha 33,06% e um tombo enorme de quase 10 pontos percentuais da última pesquisa Opinar – Número PI-02644/2020, divulgada no último dia 07 de agosto  -- quando Pessoa chegou a estar na liderança com confortáveis 35,00%.

Themístocles não viu com satisfação a pesquisa Data O Dia que mostra Dr. Pessoa despencando 10% em um mês (foto: Jailson Soares | politicaDinamica.com)

Ao mesmo tempo em que Dr. Pessoa despenca, o candidato Kleber Montezuma (PSDB) dispara: Data O Dia mostra Kleber com 19, 15%, uma subida rápida de quase 10 pontos se comparados os números com a pesquisa Amostragem de três semanas atrás, quando Montezuma somava 9,92%.

CONTEXTO ESTRANHO

E onde está o problema? Bem, ninguém vai brigar com os números. E conversando com gente entendida nos bastidores da política, é difícil encontrar quem duvide que o candidato da atual gestão da PMT fique de fora de um segundo turno. Para Kleber, ainda desconhecido da maioria dos teresinenses, a campanha começou agora e a Data O Dia foi ótima.

Mas o contexto da queda de Pessoa e subida de Abreu é estranho. Em primeiro lugar, porque todo mundo sabe da estreita ligação entre o deputado federal e o setor comercial do Sistema O Dia de Comunicação. Segundo, por que a pesquisa parece ter sido encomendada pelo próprio Fábio Abreu, como já apontou O Piauiense: a pesquisa se esforçou para avaliar o desempenho específico de Fábio Abreu.

O questionário da pesquisa é direcionado a avaliar exatamente o desempenho de Abreu (imagem: Instagram)


DESGASTES

Nas últimas semanas Fábio vive uma polêmica atrás da outra. O Política Dinâmica apurou a veracidade da disputa entre Fábio Abreu e o deputado estadual Fábio Xavier -- presidente estadual do PL – pelos recursos do partido. A informação da facada que Abreu quis dar em Xavier foi noticiada por Silas Freire, que já foi dos quadros do partido e passou bem mais tempo em Brasília que Abreu.

Fábio Abreu fez dezenas de reuniões nos bastidores afirmando a lideranças que ele seria o candidato de Wellington Dias (PT) e no final das contas, o governador segurou na mão de outro Fábio, o Novo, que é petista de verdade. E foi para Novo que o governador encaminhou partidos de sua base com histórico de boas campanhas em Teresina, sendo este o caso do deputado Evaldo Gomes e o Solidariedade.

Wellington Dias já escolheu o seu Fábio e, percebam: não é o Abreu. (foto: João Albert)

A escolha da vice de Abreu foi outra dificuldade: o PTB não quis indicar o nome e só fechou porque, segundo um candidato a vereador, “ele garantiu pra gente que vai ajudar todo mundo com ´estrutura´ e que isso não vai ser problema”. Segundo informações obtidas junto à coordenação da campanha de Abreu, insatisfeito com a falta de um nome de peso para completar a chapa majoritária, na véspera de anunciar a pastora coach Diana Carvalho sua vice, Fábio ainda forçava a barra para que fosse a delegada Anamelka Cadena ao seu lado.

Pode até ter pesquisa dizendo que Fábio Abreu subiu, só não existe contexto. É esperar pra ver se outro instituto vai contrariar o Data O Dia

Mas o que se houve nos bastidores é que Abreu garante que na próxima pesquisa dele, a liderança já é uma certeza. 

Confiante como se já soubesse dos números antes da pesquisa ser feita.

E vamos que vamos!

Comente aqui