MOURÃO É O PRESIDENTE

Vice-presidente assumiu o cargo com viagem de Bolsonaro (Sérgio Lima/Poder360)

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, fica na Presidência enquanto o presidente Jair Bolsonaro participa do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. Ele também deve ocupar a cadeira no dia 1º de fevereiro, quando a Câmara e Senado elegem seus presidentes.

Mourão assumiu de forma interina a Presidência na noite deste domingo (20). Em cerimônia simbólica, Bolsonaro passou o cargo antes de entrar no avião da Força Aérea Brasileira (FAB). 

Ele assume a cadeira primeiro por cinco dias. Despachará do gabinete da Vice-presidência no período. Em seguida, por tempo indefinido, a partir de 28 de janeiro, quando o presidente estiver no hospital se recuperando da operação para retirada da bolsa de colostomia.

O período de convalescença de Bolsonaro ainda não é conhecido ao certo, mas pode durar duas semanas – e Mourão responderia pelo Planalto nesse interregno. Será a 1ª vez após dois anos e meio que um vice-presidente assumirá a Presidência interinamente.

Cargo foi transmitido minutos antes do embarque (Foto: Alan Santos/PR)

O governo anterior não tinha vice. Quando Michel Temer (MDB) viajava a ordem para assumir o Planalto seguia pela presidência da Câmara dos Deputados, em segundo o Senado, e por último a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na próxima terça (22), Mourão tem uma viagem programada ao Rio para a passagem de comando do 2º Regimento de Cavalaria de Guarda do Exército. Não há previsão de que ele assine alguma medida administrativa ou decreto enquanto estiver no cargo de presidente.

Neste domingo (20), ele não compareceu a uma reunião de Bolsonaro com ministros. Mourão pedalou pelos jardins do Alvorada acompanhado da mulher, Paula Mourão. Foi a segunda semana seguida em que Bolsonaro reuniu-se com ministros e o vice não compareceu.

Fonte: Poder360

Comente aqui