MOURÃO DIZ QUE BRASIL PERDE COM RECUO DE MORO

General criticou decisão do governo sobre Ilona Szabó (Foto: Dida Sampaio/Estadão)

O vice-presidente do Brasil, general Hamilton Mourão, disse ao jornal Valor Econômico o que pensa sobre o caso do "desconvite" feito pelo governo federal à cientista política Ilona Szabó, que integraria, como suplente, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. O convite fora feito pelo ministro da Justiça Sérgio Moro.

"Eu acho que perde o Brasil. Perde o Brasil todas as vezes que você não pode sentar numa mesa com gente que diverge de você. O Brasil perde. Não é a figura A, B ou C. Perde o conjunto do nosso país e nós temos que mudar isso aí", afirmou Mourão.

ENTENDA O CASO
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, decidiu na quinta-feira (28) revogar a nomeação da cientista política Ilona Szabó de Carvalho para assumir uma suplência no Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

A decisão do ministro foi tomada depois de uma intensa repercussão negativa da escolha de Ilona entre apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que se voltaram contra o ministro depois da escolha da cientista política, especialista em segurança pública e diretora do instituto Igarapé, em virtude de posições suas contra pautas do bolsonarismo, como a flexibilização da posse e do porte de armas.

A decisão foi divulgada por Moro em uma nota na qual o juiz deixa transparecer sua insatisfação com a situação. O Ministério da Justiça pediu escusas à Ilona pela situação e reforçou que ela havia sido escolhida pelos "relevantes conhecimentos na área de segurança pública" e "pela notoriedade e qualidade dos serviços prestados pelo Instituto Igarapé".

Com informações do BR18 e da Veja

Comente aqui