Mais uma empresa nacional inclui Teresina em roteiro de viagem

Teresina foi incluída em mais uma rota turística por uma agência nacional de viagem. Desta vez foi a empresa Checkamos, responsável por oferecer, em seu catálogo, um roteiro que inclui Teresina como “primeira parada” para as belezas do estado do Piauí. Esta é a segunda vez que a capital é oferecida como “primeira parada”. Ano passado, a Mondiale Turismo foi pioneira nesta iniciativa.

De acordo com o anúncio da empresa, o pacote oferta uma noite e um city tour completo pela cidade. Estas ações de pacotes turísticos para conhecer o Piauí têm acontecido depois de frequentes investimentos da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), que desde 2018 já participou de oito eventos nacionais de turismo para divulgar a cidade, são eles: WTM Latina America (SP), BNT Mercosul (SC), Expo ABAV (SP) e Festuris (RS).

Assim como a empresa Mondiale Turismo, que em julho de 2019 também incluiu Teresina em suas rotas turísticas, a comercialização da capital pela Checkamos ocorreu após a participação da empresa no famtour 2019 (turismo de familiarização), que ocorreu no período de realização do Corso de Teresina. Com a participação de vários jornalistas, operadores e empresas ligadas ao setor turístico, o famtour rendeu menções relevantes acerca dos atrativos turísticos teresinenses, em jornais, revistas e sites de turismo nacional, como o brasilturis.com e a “Revista F”, publicação oficial do evento nacional ‘Festuris’.

Para o gestor da Semdec, Venâncio Cardoso, o famtour foi substancial para que, tanto as agências de viagens como as operadoras de turismo, enxergassem o potencial turístico de Teresina. “Foi um grande acerto a promoção desta ação em 2019, uma vez que foi ele um dos responsáveis por nossa cidade passar a ser vista como atrativo turístico. Com essa inclusão, a economia local tem muito a ganhar, pois a taxa de ocupação hoteleira tende a aumentar, assim como os serviços oferecidos por nossa cidade tendem a serem impulsionados”, explicou.

De acordo com o coordenador especial de Turismo da Semdec, Eneas Barros, essa boa reação do mercado do turismo no ano de 2019 é reflexo das ações promovidas pela secretaria no decorrer do ano. “O turismo reagiu consideravelmente bem e a maior prova disso são essas inclusões de Teresina nos pacotes turísticos nacionais, então isso só mostra o quanto nossas participações em eventos e a própria promoção do famtour trouxeram bons frutos para o setor. Além disso, o famtour 2020 já está sendo organizado e houve uma procura muito boa por parte das operadoras de turismo em participar”, pontuou.

Indicadores Turísticos

De acordo com dados de pesquisa realizada pela Semdec, em 2019, cerca de 857 mil turistas visitaram a capital piauiense, com 52,4% das visitas sendo motivadas pelos negócios. A pesquisa, que foi publicada em forma de revista, apontou ainda que 27% das pessoas que vêm para Teresina se utilizam de algum serviço das agências de viagens, fato que reforça ainda mais a importância da inclusão da capital nas rotas turísticas destas grandes empresas do Brasil.

Fonte: PMT

Comente aqui