MAIA E TEMER ARTICULAM COM DISSIDENTES DO PSB; HERÁCLITO NEGA SAÍDA E ÁTILA ANALISA POSSIBILIDADE

Heráclito e Átila preferem evitar a pressa na definição sobre rumos políticos (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

As articulações em Brasília podem mudar dois nomes piauienses de partido: os deputados Heráclito Fortes e Átila Lira, ambos do PSB. Ocorre que o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM), se reuniu na manhã de ontem (18) com dissidentes do PSB, articulando a filiação de cerca de dezoito parlamentares. Eles estão descontentes com a forma como a executiva nacional tem conduzido as relações no Planalto, situação que se agravou após a decisão de deixar o governo Temer. No mesmo dia, os dissidentes se reuniram também com o presidente Michel Temer (PMDB), que entrou pessoalmente na disputa por apoio.

Em entrevista ao Política Dinâmica, o deputado federal Átila Lira (PSB) afirmou que continua estudando a conjuntura política e ainda não possui um destino certo no que diz respeito à possibilidade de mudança, mas ela existe.

“Não tenho nenhuma posição. Esse é um assunto que eu vou esperar a reforma política e algumas questões dentro do PSB”, disse.

HERÁCLITO FORTES NEGA SAÍDA

A reportagem do Política Dinâmica também entrou em contato com o deputado Heráclito Fortes, que por meio de sua assessoria negou qualquer possibilidade de deixar o PSB. Apesar de insatisfeito, ele continua afirmando que se mantém onde está. A assessoria confirmou os convites de mudança por parte do DEM e de outros partidos. “O convite do DEM não é estranho, até porque o deputado já foi de lá e estabelece boa relação com seus principais líderes”, informou.

Vale lembrar que o deputado Heráclito Fortes é contra o prosseguimento da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), com julgamento no Supremo Tribunal Federal, postura oposta ao que defende a executiva do PSB. Assim, parece natural que ele componha os quadros de um partido que defenda um posicionamento similar ao dele.

PSD E PODEMOS TAMBÉM ESTÃO NA MIRA

O PSB não é o único alvo de Rodrigo Maia. Ele tem se aproximado de outros partidos, como o PSD e Podemos – no Piauí, presididos pelos deputados Júlio César e Silas Freire, respectivamente – buscando aliança e formação de uma agenda comum, já preparando terreno para 2018. O que for decidido por Átila e Heráclito nesse impasse que existe com a direção nacional do PSB pode definir com quem eles estarão em 2018.

Comente aqui