LISTA FECHADA PREJUDICA CANDIDATURA DE NOVOS NOMES

Novos nomes podem ser os maiores prejudicados com a adoção da lista fechada (Foto/Montagem: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

A reforma política em curso divide opiniões e não é à toa. No meio político, uma grande quantidade de parlamentares se coloca contra a adoção da lista fechada nas eleições. O modelo, se aprovado, passa a valer já nas eleições de 2018.

O secretário estadual de Administração, Franzé Silva, por exemplo, tem um possível mandato colocado em xeque com essa mudança. Ele vem realizando um trabalho junto às bases, visitando municípios e tentando estabelecer a base necessária para se lançar candidato à deputado estadual e ganhar o pleito. Com a lista fechada, ele pode ser prejudicado.

A maioria dos políticos justifica a oposição à proposta com o discurso de que a lista fechada daria um grande poder aos partidos e que pode ser um desserviço à democracia e ao direito de escolha de cada cidadão. No fundo, estas respostas escondem preocupações ligadas ao jogo político. Com a possível aprovação do modelo, as pessoas mais beneficiadas seriam aquelas que já tem uma relação mais fortalecida com os presidentes dos partidos.

Outros casos são dos vereadores Luiz Lobão (PMDB), Dudu (PT) e Jeová Alencar (PSDB). Novos no quadro estadual e federal, eles saem enfraquecidos com a adoção da lista fechada.

Assim, a implantação do sistema seria um novo componente que muda bastante o cenário para o próximo pleito. As listas fechadas atrapalham novos candidatos que querem entrar na concorrência, pois este certamente irão para o final da lista. Com isso, as chances diminuem, por mais que eles tenham uma base sólida e possuam uma grande soma de votos.

Comente aqui