LEI DAS VAQUEJADAS

Deputado diz que vaquejada movimenta a economia e teme prejuízos com a proibição do STF (Foto:Ascom)

Proibida no Ceará por decisão do Supremo Tribunal Federal, a prática da vaquejada pode estar com os dias contados no país, embora haja resistência em vários estados contra a decisão dos ministros do STF. O assunto ganhou grande repercussão no meio político e em setores ligados ao agronegócio no Piauí e no Nordeste. O deputado estadual João Madison (PMDB) é um defensor da vaquejada e propôs um projeto de lei que regulariza a prática do esporte no Piauí.

Mádison afirma que a proibição se resumiu ao Ceará e ainda foi estendida ao Nordeste. O projeto proposto pelo deputado, regulamentando a vaquejada no Piauí, tem como referência a lei em vigor no Estado da Bahia, só que aperfeiçoada, inclusive para proteger os animais, os praticantes e o público.

Segundo o deputado João Mádison, a vaquejada faz parte da cultura do Piauí e sempre esteve presente em todo o Nordeste e gera 400 mil empregos diretos e indiretos em toda a região.

"A vaquejada é uma tradição histórica, existe desde o começo do Nordeste, faz parte da nossa cultura e nós observamos que em vários estados já tem leis que a regulamentam, o que aconteceu no Supremo Tribunal Federal foi apenas em relação à lei no estado do Ceará. Nós estamos adaptando a lei do Piauí, dando as condições para que em cada vaquejada tenha um veterinário, tenha uma estrutura para preservar a saúde do boi, do cavaleiro e do cavalo, então vamos dar todas as condições para que seja respeitado o meio ambiente", afirma o deputado.

A lei de regulamentação à vaquejada na Bahia foi adaptada. “É uma lei que nós pegamos da Bahia e estamos adaptando para o Piauí, fazendo melhorias, pois nós vemos que essa atitude do STF irá prejudicar o comércio de animais, de bovinos e equinos no Piauí e no Nordeste. Para se ter uma ideia, são mais de 400 mil empregos diretos e indiretos, isso é importante para a economia nordestina. Nós queremos aprovar esse projeto antes da grande vaquejada que acontece no Piauí, durante a Exposição Feira Agropecuária de Teresina, de 4 a 13 de dezembro no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde", concluiu João Madison.

FONTE: ASCOM

Comente aqui