“SER PREFEITO NÃO É PROFISSÃO”

Candidato Amadeu Campos faz críticas ao prefeito Firmino Filho. Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com

Por Ananda Oliveira, Francicleiton Cardoso e Lídia Brito

Na rodada de entrevistas realizada pelo Política Dinâmica, com os candidatos a prefeito nas Eleições 2016, o candidato Amadeu Campos (PTB) falou sobre suas propostas e principais desafios.

O candidato assumiu o compromisso que se eleito, ao final dos quatro anos de mandato, deixará a política para se dedicar mais uma vez ao jornalismo. Ele lembra que depois da reforma política, a reeleição não existirá mais para os cargos executivos. “Ser prefeito não é profissão, é um serviço que o cidadão presta para sua cidade”.

Amadeu não poupou críticas à gestão do prefeito Firmino Filho (PSDB). Para ele, o tucano tem uma administração lenta e cansada. “Eu não duvido que ele conheça a cidade e que seja experiente. Mas a administração é lenta e ele está cansado. Ele cansa, a gestão cansa, o mesmo partido no poder cansa. Nós representamos a mudança”, disse.

Para demonstrar a lentidão do tucano, Amadeu citou ex-prefeitos de Teresina que construíram pontes, segundo ele, em tempo recorde como a “ponte dos 100 dias”, como ficou conhecida a ponte Mariano Castelo Branco, construída em 1991 na administração do então prefeito Heráclito Fortes. “Ponte não é o forte do prefeito”, disse ao apontar a demora para entrega da ponte Anselmo Dias, na zona Sudeste.

O candidato citou o ranking eficiência dos municípios, do jornal Folha de São Paulo, que mostra quais cidades do Brasil conseguem melhores resultados em saúde, educação e saneamento gastando menos. Teresina aparece atrás de muitos municípios, como Campo Maior, Demerval Lobão e Picos. Para ele, isso seria inaceitável por se tratar da capital.

Amadeu Campos prometeu mudanças em seu mandato. Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com

“O prefeito investe muito em saúde, mas investe mal. O ranking da Folha de São Paulo mostra que Teresina só investe o dinheiro melhor que oito cidades. Teresina tem uma saúde ruim”, disse.

Ao falar dos planos para Teresina, o candidato destacou a parceria com o governo do Estado, como uma promessa de bons resultados, já que segundo ele, o estado tem uma história de prefeitos e governadores que são adversários políticos. “O governador Wellington Dias ajuda Teresina mesmo com o prefeito de um partido adversário, imagine com um aliado”, destacou.

Sobre o transporte público da cidade, Amadeu reclamou do atraso na condução de ações importantes para a melhoria do sistema, como a integração das linhas de ônibus. Amadeu propõe, então, um plano de ação imediato para o transporte público. “Já passou da hora de Teresina ter um transporte público decente”, comentou.

Quando questionado sobre as propostas de atendimento e proteção à mulher, veiculadas no programa na TV e rádio dessa terça-feira (30), Amadeu reafirmou o compromisso com a patrulha Maria da Penha na Guarda Municipal, para atender os casos de violência doméstica. Outra proposta do candidato é o projeto “Mulher Empreendedora”. “Não estou inventando a roda, estou pondo a roda pra rodar”, falou.

Comente aqui