JUÍZA NÃO ACEITA RELATÓRIO E QUER EXAMES DE BOLSONARO

Presidente terá que apresentar os exames (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

A juíza federal Ana Lúcia Petri Betto, da 14ª Vara Cível Federal de São Paulo, determinou nesta quinta-feira (30) que a Advocacia-Geral da União (AGU) forneça os laudos de todos os exames feitos pelo presidente Jair Bolsonaro para diagnóstico da Covid-19.  A decisão, segundo a juíza, deve ser cumprida em 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

Na decisão, ela afirmou que o documento enviado nesta quinta-feira pela AGU "não atende, de forma integral, à determinação judicial". Ao invés de enviar os exames, a AGU enviou apenas relatório médico. A magistrada, no entanto, exige que sejam entregues os laudos com os resultados dos exames.

"Considerando que o documento juntado pela parte ré (relatório médico, datado de 18.03.2020), não atende, de forma integral, à determinação judicial, renove-se a intimação da União (...) para que, em 48 horas, dê efetivo cumprimento quanto ao decidido, fornecendo os laudos de todos os exames aos quais foi submetido o Exmo. Sr. Presidente da República", ordenou Petri Betto. Na decisão, a juíza fixa multa de R$ 5 mil "por dia de omissão injustificada". 

A AGU informou que enviou à Justiça apenas um relatório médico da coordenação de saúde da Presidência, com data de 18 de março, mas sem os exames. No entanto, a juíza havia determinado a apresentação dos dois exames aos quais o presidente se submeteu e que, segundo o próprio Bolsonaro, deram resultado negativo. 

As informações prestadas pela AGU fazem parte de um processo motivado por ação do jornal "O Estado de S. Paulo", que pediu acesso aos laudos dos exames do presidente para. Junto com a resposta que enviou para a juíza sem os laudos, a AGU ainda solicitou a extinção do processo. 

Ainda na quinta, em entrevista à rádio Guaíba, Bolsonaro cogitou a possibilidade de ter se contaminado com o coronavírus. "Eu talvez já tenha pegado esse vírus no passado. Talvez, talvez, e nem senti", afirmou.

Fonte: G1

Comente aqui