Jovens buscam cursos profissionalizantes para tentarem abrir o próprio negócio

Os moradores do bairro Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste de Teresina, contam agora com novos profissionais que já estão aptos a ingressarem no mercado de trabalho graças a um curso profissionalizante oferecido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz. Com duração de 60 horas/aula, o curso de Corte de Cabelo e Barbearia foi realizado no Centro de Capacitação do Dirceu e atendeu 30 moradores da região.

De acordo com o presidente da Fundação Wall Ferraz, Scheyvan Lima, o objetivo da instituição é levar a possibilidade de qualificação profissional para cada vez mais pessoas. Ainda de acordo com ele, somente neste último trimestre do ano, foram abertas mais de mil vagas em cursos realizados em diversas comunidades da capital. “O curso de cabeleireiro, por exemplo, permite que o aluno use os conhecimentos para se cuidar e economizar ou mesmo para iniciar um negócio que depende primordialmente do seu esforço pessoal, a exemplo de vários que já foram capacitados pela Fundação Wall Ferraz e que hoje já conseguiram abrir a própria barbearia”, afirma Scheyvan Lima.

Segundo Antônio Freitas, coordenador do Centro de Capacitação do Dirceu, o curso de Corte de Cabelo e Barbearia oferecido na entidade é de muita importância para a comunidade, pois, além de profissionalizar os participantes, também é um mecanismo para que elas possam conseguir um emprego digno. “Essa é uma área que está crescendo muito no Grande Dirceu, por isso acreditamos que os alunos terão uma rápida resposta do mercado de trabalho”, comenta Antônio Freitas.

Desempregado há mais de um ano, o jovem José Fernando conta que procurou o curso para adquirir conhecimento e tentar abrir a própria barbearia. “Termino este curso com a certeza de que agora eu terei chances para abrir meu próprio negócio, pois hoje ser seu próprio patrão é o sonho da maioria dos jovens”, conta José Fernando.

Leidinara Nobre também fez parte da turma, para ela essa foi uma oportunidade ideal para aqueles que querem crescer na vida, pois dá oportunidade de independência financeira. “Através deste curso podemos levar o conhecimento adquirido para qualquer lugar que eu for, e por isso sou muito grata à Fundação Wall Ferraz, por ter dado essa chance para nós moradores do Dirceu”, afirma Leidinara Nobre, afirmando que também irá investir em um negócio próprio.

O Centro de Capacitação do Dirceu fica localizado na Rua 54 s/n, próximo à Unidade Escolar Pires de Castro, no Bairro Dirceu II. Para participar dos cursos gratuitos basta ficar atento ao calendário divulgado no site fwf.pmt.pi.gov.br.

Fonte: PMT

Comente aqui