JEOVÁ E DOUTOR PESSOA JUNTOS COM OU SEM ALEGRIA

O deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos) tomou posse nesta segunda-feira (13) do cargo de Superintendente de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) da Zona Sul em cerimônia no Palácio da Cidade.  O ato marca a “volta” ou, pelo menos, o reencontro do ex-presidente da Câmara com a gestão do Prefeito, Doutor Pessoa (Republicanos).  

Cerimônia de posse lotou sala de audiências do Palácio da Prefeitura (foto: Jailson Soares/PD)

Durante a eleições de 2022, a união política entre Doutor Pessoa e Jeová Alencar, apesar de não ter sido oficialmente rompida, passou por várias crises tendo o prefeito e o então presidente da Câmara seguido lados opostos no pleito eleitoral. Passadas as eleições, a reconciliação entre os dois parecia cada vez mais longe, tendo a administração do Prefeito sido “bombardeada” de críticas da população, dos vereadores da Câmara e do próprio Jeová. A maioria das críticas vinha da falta de solução do problema de transporte urbano da capital.  

Por fim, logo após o rompimento político e administrativo de Doutor Pessoa com seu vice-prefeito, Robert Rios, o Prefeito voltou a se reaproximar de Jeová e a tão sonhada “reconciliação veio”. Em meio a denúncias de Robert, até o momento sem provas (veja matéria!), a chegada de Jeová ameniza o clima político hostil instalado dentro da Prefeitura e acalma parte dos vereadores da Câmara, que veem em Jeová como uma figura política importante na capital. 

ORÇAMENTO DA SAAD SUL 

Antes mesmo de deixar a presidência da Câmara, em 2022, Jeová foi um dos responsáveis por aprovar o Orçamento de 2023 para Prefeitura de Teresina. Na LOA deste ano, está previso para SAAD SUL recursos de mais de R$ 140 milhões, o maior dentre todas as Superintendências, que agora ficará a critério direto de Jeová para ser executado com obras e serviços em toda zona Sul da capital.  

Pasta a ser gerida por Jeová tem o maior orçamento dentre as SAAD's da gestão (foto: Jailson Soares/PD) 

“Aceitei o convite do Doutor Pessoa com muita alegria, responsabilidade, sei que não é fácil, pois a cidade cresceu e cresceu os problemas. Mas, pode ter certeza que vou incorporar de corpo e alma essa gestão para colaborar por Teresina e com toda equipe do Doutor Pessoa”, ressaltou Jeová. 

Ainda segundo Jeová, a SAAD ficou com o maior orçamento para o ano porque tem várias obras para executar. “A gente quer executar as obras da galeria do bairro São Pedro, que é muito importante. Quer pelo menos iniciar a construção da galeria do bairro Torquato Neto. Estamos, também, em fase de conclusão da terceira etapa da Via Sul, que é uma das maiores obras da capital, dentre outras”, explicou.  

PROJETOS PARA 2024 

Questionado se sua reaproximação política com Doutor Pessoa é importante para campanha política de 2024, Jeová diz que o momento é de pensar administrativamente na cidade. “Nesse momento essa união é importante para Teresina, esse ano é um ano administrativo e o prefeito quer que a gente der o máximo que puder para ajudar na gestão. Esse é meu foco”, afirmou.  

Até pouco tempo, Jeová era cotado pelos partidos da oposição para ser um dos pré-candidatos à Prefeitura de Teresina em oposição a gestão de Doutor Pessoa (foto: Jailson Soares/ PD)

Já sobre a possibilidade de ser o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Doutor Pessoa em 2024, Jeová Alencar disse que o momento é de pensar administrativamente. “Sou candidato a colaborar com a gestão de Doutor Pessoa. Candidato a fortalecer o Republicanos. Candidato a ajudar o nosso prefeito na sua reeleição. Sou um soldado do partido, isso vai ser tratado na hora certa. Quando vier a ser tratado (a eleição) entre os partidos, eu quero é poder colaborar”, destacou Alencar.  

ORGULHO DE JEOVÁ 

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, disse que o momento é de alegria na administração municipal. “É um grande cidadão. Nossas tratativas há muito tempo vêm trabalhando juntos, houve uma desconexão que é da vida normal, mas é um grande cidadão e eu me sinto orgulhoso porque vai ajudar muito na administração de Teresina. Eu e ele e os demais, vamos fazer mais e melhor pela cidade”, disse o gestor.   

Prefeito diz que após desconexão Jeová, ele volta para somar com sua gestão (foto: Jailson Soares/ PD)

Sobre a possibilidade de novas mudanças na gestão e a indicação de Juca Alves, ex-superintendente da SAAD SUL, para outro órgão, Doutor Pessoa disse que não tem nada definido. “Quem sabe é Deus, o Jeová, e o Prefeito, vamos tratar depois", disse. Já sobre novas mudanças na sua administração, “a gestão faz remanejamento, demissão, afasta por tempo determinado, etc. É a dinâmica da administração. Conforme o mesmo, o dia ou clarear dos dias de sol que a administração vai andando tá sempre sujeito a remanejamentos ou demissões no decorrer”, tentou explicar Doutor Pessoa.  

CHEGADA E SAÍDA DE JEOVÁ 

Para chegada de Jeová na administração municipal, ele teve que se licenciar do cargo de deputado estadual para qual foi eleito em outubro de 2022 e tomou posse no início de fevereiro de 2023. Com a saída de do deputado da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o primeiro suplente do Republicanos, Gessivaldo Isaias, assumiu na última sexta-feira (10) a cadeira de Jeová na Alepi. (Veja matéria!). 

Comente aqui