IRACEMA PORTELLA É ELEITA PROCURADORA DA MULHER DA CÂMARA

Deputada piauiense foi eleita procuradora da mulher (Foto: Divulgação/Assessoria)

A deputada federal Iracema Portella (Progressistas) foi eleita procuradora da mulher da Câmara dos Deputados. A eleição ocorreu na noite da última quarta-feira (10) .

Ao falar sobre a conquista, a parlamentar destacou a importância da Procuradoria na luta pelos direitos da mulher em todo o país. Entre as propostas da campanha de Iracema está a criação de procuradorias regionais nos estados e municípios. 

"É um instrumento valioso para apoiar as ações da Bancada Feminina desta Casa. Os desafios são enormes e vamos focar na realização de ações que alcancem mais mulheres em todo o país", disse a deputada federal piauiense.

Iracema falou ainda sobre o papel da Procuradoria na ampliação dos espaços de poder e decisão para as mulheres. "Apesar das várias conquistas acumuladas nos últimos anos, o cenário político ainda é dominado pelos homens. Temos a missão de mudar essa realidade".

Iracema e Aline Gurgel no momento da contagem dos votos (Foto: Divulgação/Assessoria)

A Procuradoria da Mulher é um órgão institucional e foi criada em 2009 com o objetivo de promover a participação mais efetiva das deputadas nas instâncias e atividades do Parlamento. O órgão recebe denúncias de violência, fiscaliza programas do Governo Federal e coopera com organismos internacionais na promoção dos direitos femininos.

A procuradora da mulher é eleita com três procuradoras-adjuntas (de partidos distintos), por todas as deputadas na primeira quinzena da primeira e da terceira sessões legislativas, na mesma eleição para a Coordenação da Bancada Feminina.

Veja a composição da Procuradoria da Mulher

Procuradora
- Iracema Portella PP/PI

1ª Procuradora Adjunta
- Aline Gurgel PRB/AP

2ª Procuradora Adjunta
- Marília Arraes PT/PE

3ª Procuradora Adjunta
- Carmem Zanotto CIDADANIA/SC

Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher
- Prof. Dorinha DEM/TO

1ª Coordenadora Adjunta
- Tereza Nelma PSDB/AL

2ª Coordenadora Adjunta
- Liziane Bayer  PSB/RS

3ª Coordenadora Adjunta
- Tábata Amaral PDT/SP

Comente aqui