HUGO NAPOLEÃO É COTADO PARA ASSUMIR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Hugo tem larga biografia na política nacional (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O nome do ex-senador e ex-governador do Piauí Hugo Napoleão (PSD) está entre os cotados para ser o escolhido do presidente Jair Bolsonaro para o Ministério da Educação. A informação foi dada nesta quinta-feira (2) pelo jornal O Globo.

De acordo com publicação do jornal, a intenção de Bolsonaro é definir o novo ministro da pasta da Educação até a próxima sexta-feira. A reportagem diz ainda que o presidente tem uma lista de nomes sobre a mesa, levados por diferentes alas do governo.

Entre esses nomes está o de Hugo Napoleão. A reportagem fala que Hugo se aproximou de Bolsonaro quando os dois eram deputados federais e é considerado por aliados como amigo do presidente. O último mandato de Hugo foi de deputado, de 2011 a 2014.

Hugo Napoleão é figura bastante conhecida no cenário político nacional. Ele já foi ministro da Educação entre 1987 e 1989, no governo de José Sarney. Hugo também foi ministro da Cultura na gestão de Sarney e ministro das Comunicações no governo Itamar Franco.

Além disso, exerceu três mandatos de deputado federal, foi senador pelo Piauí duas vezes e governador do Estado em dois mandatos. Hugo foi presidente nacional do antigo PFL, quando a sigla era uma das maiores e mais importantes do Brasil.

Em 1989, ele foi um dos articuladores da candidatura do empresário e apresentador Sílvio Santos a presidente da República. A candidatura de Silvio mexeu com a campanha daquele ano e o colocou como um dos favoritos, mas seria impugnada perto da eleição.

Hugo Napoleão é formado em Direito e chegou a ser advogado do ex-presidente Juscelino Kubitschek, cujas famílias são próximas. Em 2019, lançou o livro “Eu fui advogado de JK”, onde conta sua trajetória com Kubitschek. Atualmente tem 76 anos.

Comente aqui