HUGO NAPOLEÃO É COTADO PARA ASSUMIR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

REPORTAGEM DO JORNAL O GLOBO DIZ QUE EX-GOVERNADOR DO PIAUÍ É UMA DAS OPÇÕES DO PRESIDENTE BOLSONARO PARA A PASTA

Gustavo Almeida Gustavo Almeida
02/07/2020 20:33 - Atualizado em 03/07/2020 00:57

Hugo tem larga biografia na política nacional (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O nome do ex-senador e ex-governador do Piauí Hugo Napoleão (PSD) está entre os cotados para ser o escolhido do presidente Jair Bolsonaro para o Ministério da Educação. A informação foi dada nesta quinta-feira (2) pelo jornal O Globo.

De acordo com publicação do jornal, a intenção de Bolsonaro é definir o novo ministro da pasta da Educação até a próxima sexta-feira. A reportagem diz ainda que o presidente tem uma lista de nomes sobre a mesa, levados por diferentes alas do governo.

Entre esses nomes está o de Hugo Napoleão. A reportagem fala que Hugo se aproximou de Bolsonaro quando os dois eram deputados federais e é considerado por aliados como amigo do presidente. O último mandato de Hugo foi de deputado, de 2011 a 2014.

Hugo Napoleão é figura bastante conhecida no cenário político nacional. Ele já foi ministro da Educação entre 1987 e 1989, no governo de José Sarney. Hugo também foi ministro da Cultura na gestão de Sarney e ministro das Comunicações no governo Itamar Franco.

Além disso, exerceu três mandatos de deputado federal, foi senador pelo Piauí duas vezes e governador do Estado em dois mandatos. Hugo foi presidente nacional do antigo PFL, quando a sigla era uma das maiores e mais importantes do Brasil.

Em 1989, ele foi um dos articuladores da candidatura do empresário e apresentador Sílvio Santos a presidente da República. A candidatura de Silvio mexeu com a campanha daquele ano e o colocou como um dos favoritos, mas seria impugnada perto da eleição.

Hugo Napoleão é formado em Direito e chegou a ser advogado do ex-presidente Juscelino Kubitschek, cujas famílias são próximas. Em 2019, lançou o livro “Eu fui advogado de JK”, onde conta sua trajetória com Kubitschek. Atualmente tem 76 anos.

ANTERIOR

GEORGIANO NETO DEIXA HOSPITAL APÓS 23 DIAS

PRÓXIMA

EVALDO ACREDITA EM WELLINGTON NA CAMPANHA DE FÁBIO NOVO