GUSTAVO NEIVA QUESTIONA: “O ESTADO ESTÁ LIBERADO PARA CRIAR CARGOS?”

O deputado Gustavo Neiva critica medida do governo (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

“O estado está liberado para criar cargos?” Este foi o questionamento do deputado estadual Gustavo Neiva (PSB) ao secretário da Fazenda, Rafael Fonteles. O parlamentar se referia à PEC 03, aprovada em dezembro de 2016, que prevê o teto para os gastos públicos no Piauí.

Neiva criticou a criação de novas coordenadorias na estrutura administrativa do governo, que acomodam os aliados do governador Wellington Dias (PT). Para o deputado, é “plenamente plausível” deixar a criação de cargos para um momento “mais folgado” na economia.

“Não estamos em céu de brigadeiro. O governador está na contramão do que deveria, ao invés de enxugar a máquina, está inchando com a criação de cargos em coordenadorias”, criticou Neiva.

O deputado estadual Rubem Martins (PSB) também comentou o caso. Ele criticou a contradição entre a contingência de 30% da receita corrente e a criação dos cargos, ambas medidas do estado.

CONTRAPONTO

Rafael replicou as críticas dos deputados, dizendo que a criação das coordenadorias é importante para a gestão. Segundo ele, a PEC estadual é diferente da federal, proposta pelo governo Temer.

O secretário defendeu ainda que as coordenadorias vão “destravar” programas que estão parados, como é o caso da piscicultura. Ele disse que os secretários, por vezes, estão concentrados em algumas coisas e acabam esquecendo outras. As novas coordenadorias seriam, então, benéficas. “Com a centralização excessiva, às vezes algumas coisas não andam”, defendeu.

Comente aqui