FIRMINO DECRETA PONTO FACULTATIVO PARA SERVIDORAS NO DIA DA MULHER

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), decretou ponto facultativo para as servidoras no Dia Internacional da Mulher, cuja data é 8 de março.

Por meio do decreto nº 16.688, artigo único, o chefe do executivo municipal estabelece que “fica facultado, às servidoras públicas dos órgãos da Administração Direta e Indireta do Município de Teresina, o registro de frequência no dia 8 de março de 2017, ressalvados os serviços essenciais e de interesse público prestados pelo Município à população, que deverão ser realizados normalmente”.

A justificativa para ação é a simbologia da data, que remete às lutas das mulheres por melhores condições de trabalho. Além disso, Firmino Filho pontua no decreto que considera também a luta por igualdade entre homens e mulheres, especialmente no que se refere ao salário, hoje díspar em muitos empregos.

O prefeito cita, ainda, a greve geral das mulheres convocada pelos movimentos “Women’s March”, dos Estados Unidos, e “Ni Una Menos”, na América Latina. O objetivo da mobilização na próxima quarta-feira é chamar a atenção para o trabalho feminino, combate à violência contra a mulher, igualdade salarial, entre outras bandeiras.

“MARÇO MULHER”

A Prefeitura desenvolve também um calendário de atividades durante todo o mês. A agenda “Março Mulher”, que está sendo organizada e articulada pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMPOM), direciona os olhares para a luta feminina. 

A secretária Macilane Gomes (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

“É um incentivo importante que o prefeito está proporcionando às mulheres, ao mesmo tempo em que reconhece a luta desse importante segmento ao longo dos anos. Com isso, as trabalhadoras municipais poderão se juntar ao movimento global de paralisação feminina e reforçar a simbologia histórica do 8 de março”, pontua a secretária da Mulher, Macilane Gomes.

Com informações da Semcom.

Comente aqui