EX-PREFEITO CHEFIAVA ESQUEMA DE DESVIOS MILIONÁRIOS, DIZ PF

Polícia Federal deu detalhes do esquema (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

O ex-prefeito de Dom Inocêncio, Inocêncio Leal Parente, é apontado pela Polícia Federal como o chefe da organização criminosa que fraudava licitações e desviava recursos públicos de convênios da prefeitura do município. De acordo com o delegado Albert Moura, que conduziu as investigações, os crimes aconteciam de forma orquestrada e continuaram a ser praticados mesmo após Inocêncio ter deixado o poder em 2012.

Ao todo foram 27 mandados de prisão, busca e apreensão e condução coercitiva cumpridos pela Operação Pastor. A investigação é decorrente de inquérito iniciado em 2014. O grupo formado pelo gestor e membros de construtoras contratadas recebia dinheiro de obras federais e não as executava. Além disso, apresentava atestados falsos para mostrar que os empreendimentos estavam sendo construídos. Entre as obras estão a construção de creches, reforma de escolas, cisternas, sistemas de abastecimento e ainda serviços na área da saúde.

Delegado disse que grupo continuava a agir (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

O prejuízo apurado até agora pela Polícia Federal passa de R$ 5 milhões. O ex-prefeito Inocêncio foi preso preventivamente em Teresina. O empresário Décio Castro Macedo, dono da construtora Jenipapo, também foi preso na capital. Já os mandados de prisão temporária foram cumpridos na região de São Raimundo Nonato, a maioria em Dom Inocêncio.

“A operação trata de recursos da Funasa, do FNDE e da Codevasf. É um valor substancial para um município pobre, da região do sertão do Piauí. São recursos que deixaram de ser aplicados. Além do prejuízo financeiro é um prejuízo social muito pior. Toda uma geração de pessoas do município de Dom Inocêncio deixou de ter acesso a serviços básicos de saúde e educação para que pessoas que administravam o município enriquecessem criminosamente”, disse o delegado.

Inocêncio Leal está preso na PF em Teresina (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

Além de Dom Inocêncio, também existe cumprimento de mandados em São Raimundo Nonato e Brasília. O delegado Albert Moura revelou que um servidor público na capital federal intermediava negociações do grupo junto à Funasa. Conforme as investigações, o esquema de desvios se expandiu para pelo menos 15 cidades da região Sul do Piauí e até para os estados da Bahia e de Pernambuco.

Inocêncio Leal governou o município de Dom Inocêncio entre 2007 e 2012. Ele era vice-prefeito, assumiu o cargo em junho de 2007 e se reelegeu para um novo mandato em 2008. Os nomes dos presos temporários devem ser divulgados ao longo desta quarta-feira (21). A operação foi batizada de "Pastor" devido ao nome do município.

Por Gustavo Almeida

Comente aqui