Esperando a Transnordestina

por Francicleiton Cardoso e Viviane Menegazzo 

O debate do grande expediente da Assembleia Legislativa do Piauí, gerou entorno das energias renováveis e da mineração presentes no estado. O secretário de Estado da Mineração, Petróleo e Energias renováveis, Luis Coelho, compareceu em plenário a convite do líder do Governo, deputado João de Deus (PT) e da presidente da Comissão de Energia e Mineração, deputada Liziê Coelho (PTB) para fazer os esclarecimentos sobre o tema.

Entre os destaques da discussão, o secretário falou da cobrança dos empresários do ramo da mineração pela conclusão da obra da Transnordestina. De acordo com ele, a ferrovia é a única forma de garantir escoamento dos minérios, e a finalização dela representa o início dos trabalhos de mineração no Piauí.

Secretário defende que Transnordestina precisa ser finalizada para escoar mineração do Piauí. (Fotos: Jailson Soares / Política Dinâmica)

“O minério de ferro por exemplo, só existe se tiver a ferrovia. Ninguém transporta minério de ferro em cima de caminhão. Todas as empresas já estão finalizadas nas pesquisas. Fizeram todos os planos, mas para atuarem eles precisam da ferrovia. Eles estão esperando só isso. Quando a gente vai hoje em uma reunião com empresários da mineração, eles não perguntam sobre minério, eles só querem saber da ferrovia”, afirmou Luis Coelho durante a discussão.

Além deste tema, foram enumeradas as obras na área em todo o estado e explanados os projetos de geração de energia renovável espalhados pelo Piauí. 

Comente aqui