ELMANO LIDERA DISCUSSÃO SOBRE BARRAGENS

Senador mostra preocupação com barragens (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) promove na próxima segunda-feira (3) um seminário sobre a segurança das barragens. O evento está marcado para às 9h. O autor do requerimento é o senador Elmano Férrer (Podemos-PI).

Cada comissão permanente do Senado tem a missão de fiscalizar uma política pública do Poder Executivo. Em 2018, a CDR decidiu acompanhar a Política Nacional de Segurança de Barragens, prevista na Lei 12.334/2010. Alguns dos objetivos da lei são garantir padrões de segurança para reduzir a possibilidade de acidentes; monitorar ações de segurança; e fomentar a cultura da gestão de riscos.

De acordo com a Agência Nacional de Águas (Ana), 25 represas do país apresentam “algum comprometimento importante”. Mas, para Elmano Férrer, a situação pode ser mais grave.

"Do total de 22.920 barragens identificadas, 18.761 ainda não foram classificadas quanto ao dano potencial associado e 19.229 ainda não foram avaliadas quanto à categoria de risco. Além disso, apenas 55% possuem algum tipo de ato de autorização", argumenta.

Foram convidados para o seminário membros dos governos dos nove estados do Nordeste. Os senadores devem ouvir ainda representantes do Ministério da Integração Nacional; da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs); da Companhia de Pesquisa em Recursos Minerais (CPRM); e do Ministério Público Federal (MPF).

Fonte: Agência Senado

Comente aqui