OBRA
ELMANO DEFENDE TRANSPOSIÇÃO DO RIO TOCANTINS

SENADOR PIAUIENSE DIZ QUE ABUNDÂNCIA HÍDRICA DA BACIA DO RIO TOCANTINS PODE SALVAR O RIO SÃO FRANCISCO

04/12/2017 08:37 - Atualizado em 04/12/2017 08:54

Senador Elmano defende transposição (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

A transposição do rio Tocantins para o rio São Francisco será discutida em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) na quarta-feira (6). A audiência foi solicitada pelo senador Elmano Férrer (PMDB-PI). Sobre a transposição, discutida há mais de três décadas, o senador afirma que "pouco se avançou quanto a estudos concretos sobre as reais perspectivas técnicas, econômicas e ambientais para sua implantação".

Elmano defende que "a abundância hídrica da bacia do rio Tocantins pode ser a salvação para a agonizante situação do rio São Francisco". Para ele, a transposição garantiria o suprimento de água para as populações ribeirinhas e também para as comunidades em regiões áridas ao longo do canal de transposição. Segundo o senador, o projeto poderia transformar a realidade de quase 400 municípios.

Para participar do debate na quarta-feira, foram convidados Antônio de Pádua de Deus Andrade, secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional; Sérgio Koide, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB); e Hypérides Macêdo, engenheiro civil e consultor na área de recursos hídricos.

Também devem comparecer à audiência representantes do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, da Agência Nacional de Águas e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Avaliação

Na reunião da CDR também deverá ser apresentado o relatório sobre a política pública de "segurança hídrica e gestão das águas nas regiões Norte e Nordeste". A avaliação faz parte do plano de trabalho da comissão para 2017, que prevê a análise das políticas do Poder Executivo relacionadas aos recursos hídricos do país.

FONTE: AGÊNCIA SENADO

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
ELEIÇÕES 2018
MARINA DECLARA APOIO CRÍTICO A HADDAD
MARINA DECLARA APOIO CRÍTICO A HADDAD
EVENTO
ZÉ FILHO PARTICIPA 15ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NORDESTE FORTE
ZÉ FILHO PARTICIPA 15ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NORDESTE FORTE
DECISÃO
BOLSONARO NÃO PARTICIPARÁ DE NENHUM DEBATE
BOLSONARO NÃO PARTICIPARÁ DE NENHUM DEBATE
AVALIAÇÃO
MÉDICOS EXAMINAM BOLSONARO
MÉDICOS EXAMINAM BOLSONARO