ELEIÇÕES NO PT: WELLINGTON DIAS DIZ QUE “TODOS SÃO PREFERIDOS”

Entre brincadeiras, Pedro Calisto e apoiadores pediram foto com o governador na frente do banner de sua chapa (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

As eleições do PT ocorrem neste domingo (9), durante todo o dia, e a comissão espera que o resultado seja divulgado até as 21h. O governador Wellington Dias (PT) chegou ao local de votação, no centro de Teresina, e foi abordado com brincadeiras pelos concorrentes e cabos eleitorais, que buscavam seu voto. À imprensa, ele disse que “todos são preferidos” e não confidenciou sua escolha.

O coordenador da comissão eleitoral, João Pereira, comenta o processo que decide os dirigentes pelos próximos 2 anos.

“A expectativa é muito boa. 190 municípios no estado do Piauí estão aptos, 32 mil filiados estão sendo convocados a participar do processo de eleição interna. São 213 chapas disputando no Piauí afora e aqui em Teresina um destaque, por que temos 30% do eleitorado aqui. São 9 mil filiados em Teresina, temos três chapas disputando a presidência e a chapa de direção. A nível estadual temos duas chapas”, explicou.

OS CANDIDATOS

Assis Carvalho

Assis Carvalho já está em Teresina (Foto: Reprodução | Facebook)

O deputado federal vota em Oeiras e logo depois se deslocou para Teresina, de modo a acompanhar as movimentações. Ele vem trabalhando as bases no interior para chegar à eleição. Ele tem o apoio da atual presidente do partido, senadora Regina Sousa (PT).

Pedro Calisto

Calisto defende que Assis continue trabalho apenas na Câmara Federal (Foto: Ananda Oliveira | PoliticaDinamica.com)

Com o discurso de que o partido quer de mudança, o atual vice-presidente do PT Estadual tenta a eleição para o comando do partido no Piauí. A meta do candidato e resgatar a confiança no PT, cuja imagem está desgastada em virtude dos escândalos de corrupção. Ele também busca fortalecer a base para reeleger Wellington Dias e uma bancada expressiva no Congresso.

“O PT quer uma direção que estja mais presente no interior, atendendo os militantes, por que a nossa atual não tem tempo, tem um mandato para defender. (...) Hoje eu não trabalho mais no Governo, vou estar exclusivamente no PT. (...) A gente deve vencer o Assis. A gente torce pra ele, mas que ele faça um mandato bom de deputado. O PT deixa que a gente cuida aqui”, declarou.

Gilberto Paixão, diretório municipal

O ex-vereador Paixão apoia e é apoiado pelo deputado Assis Carvalho (Foto: Ananda Oliveira | PoliticaDinamica.com)

O ex-vereador busca mobilizar mais os filiados, bem como melhorar a imagem do partido perante a sociedade.

“Mostrar pra todo o Brasil que o PT é um partido que tem força, que está vivo e faz a diferença nesse país por ser um partido democrático, onde o eleitorado é quem escolhe os seus líderes, quem escolhe seus presidentes e a direção do partido. É um partido que quem manda é a militância. A nossa intenção é fazer com que o PT chegue em todos os lugares, que esteja juntos com o movimento social e sindical na defesa dessa contrução pra que a gente possa voltar a ter o contato com a sociedade”, pontuou.

Jetan Pinheiro, diretório municipal

Jetan diz que militância está recuada em virtude de ataques sofridos pelo PT (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

O candidato, apoiado pelo vereador Deolindo Moura (PT), afirmou que o partido precisa de formação política constante com seus filiados e promover uma reaproximação deles.

“A nossa expectativa é que compareçam em torno de 2 mil pessoas, num universo de 9.400 filiados. Então, a militância está um pouco recuada, culpa também nossa. A direção tem que levar o PT de encontro à base e descentralizar em cinco grandes regiões em Teresina. Temos que formar a nossa militância”, declarou.

Nayara Costa, diretório municipal

Nayara Costa diz que partido está desarticulado (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

A candidata acredita que o momento é de buscar fortalecer e organizar o Partido dos Trabalhadores.

“O resultado da eleição vai ser uma demonstração de organização que o PT [não] tem tido até o momento. Estamos colocando a nossa candidatura pra fazer essa mudança, por que temos 9.400 filiados e em um processo desse não votam 2 mil pessoas. É esse o sentimento que a gente tem colocado durante toda a campanha. (...) O principal desafio é conseguir organizar o PT em Teresina”, defendeu.

A segunda fase da eleição ocorre em maio, quando os delegados municipais eleitos escolherão o presidente estadual.

Comente aqui