DEPUTADO FEDERAL COBRA MANUTENÇÃO DO MINHA CASA MINHA VIDA

Silas alerta para risco de mais desemprego (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

A notícia de que a Caixa Econômica Federal não tem mais recursos para financiar o programa Minha Casa Minha Vida preocupou a população e também a classe política. Em discurso no plenário da Câmara Federal na terça-feira (17), o deputado federal Silas Freire (Podemos-PI) afirmou a que a Caixa tem dinheiro sim, mas o que falta é a autorização de capital. Ele pediu mobilização para resolver a questão.

“A construção civil deu uma desaquecida, principalmente na questão habitacional. As pessoas que trabalham na área estão apavoradas após essa notícia de falta de recursos da Caixa, pois assim não têm condições de dar andamento aos trabalhos. Num país de milhares de desempregados, os trabalhadores da construção não podem manter seus empregos e nem os empresários gerar novos empregos. O que está faltando não é dinheiro, é uma autorização de capital e por isso estamos deixando de praticar a construção civil na área da habitação, deixando de empregar, e o pior, estamos desempregando”, declarou o deputado.

Silas Freire informou a realização de uma reunião que pode ser a solução para a área da construção civil. “Terça-feira, dia 24, terá a reunião do Conselho Curador da Caixa Econômica Federal, onde poderá ser autorizado ao Banco Central o uso do capital de 10 bilhões pela Caixa Econômica, recursos esses do FGTS, para que não congelássemos de vez a construção civil na área da habitação, para que possamos gerar empregos”, destacou.

Silas se refere ao acordo de Basiléia, que prevê que os bancos que emprestam e tem níveis de risco variados, tenham capital suficiente para cobrir o risco do que emprestam. O acordo aplicado à Caixa Econômica faz com que o capital dela tenha que crescer em muito para que existam recursos adicionais para programas como o Minha Casa Minha Vida.

MANIFESTAÇÕES
Nesta quinta-feira (19), milhares de trabalhadores da construção civil, em especial na área da habitação, estarão ocupando as sedes da Caixa Econômica em todo o país. No Piauí, essa mobilização acontece nesta quarta-feira (18), já que no dia 19 é feriado estadual.

“Precisamos nos mobilizar para encontrar essa saída. Peço inclusive a intervenção do próprio presidente Rodrigo Maia para que possamos conversar com o Conselho Curador para abrir essa possibilidade”, finalizou Silas Freire.

FONTE: ASCOM/SILAS FREIRE

Comente aqui