DEOLINDO INICIA ANO LEGISLATIVO COM TRÊS PROJETOS PROTOCOLADOS

Vereador quer trazer projetos já implementados no estado para o município de Teresina (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

O vereador Deolindo Moura (PT) começa o ano legislativo com três indicativos de lei protocolados na Câmara Municipal de Teresina. Em sessão plenária que abriu os trabalhos da Câmara, ele também disse que estará “na trincheira de oposição ao prefeito Firmino Filho, mas de maneira respeitosa e republicana”.

O modelo de escola integral foi implementado pelo governo do estado em 2009 e agora o vereador Deolindo propõe levar o protótipo do estado para o município que, segundo ele, é um “vitorioso modelo de educação”. Segundo levantamento realizado pelo vereador, existem 44 escolas nessa modalidade em todo o estado e o governo vai ampliar a rede com mais 26 escolas, em uma estrutura. A carga horária deve saltar de 800h para 1400h/a.

O petista também defendeu a parceria com o prefeito Firmino Filho (PSDB) para implementação do projeto. Segundo ele, o prefeito se predispôs a implementar o modelo na rede municipal de ensino desde 2015.

“[O prefeito] já fez um discurso aqui da instalação da [escola] de tempo integral. Do que ela vai precisar? De uma lei que regulamente. E é nesse sentido que nós propusemos aqui um indicativo de lei pra garantir que a escola de tempo integral seja de fato estruturada legalmente na cidade de Teresina”, explicou.

Além disso, o vereador também deve seguir com o projeto que prevê a participação do Ministério Público e de um estudante universitário no Conselho Municipal de Transporte. Deolindo disse que conversou com o prefeito Firmino Filho e ele se colocou à disposição para apoiar a questão.

O terceiro projeto que Deolindo defende neste início de ano é a implementação da Consulta Online Grátis. “Não faz mais sentido, em uma cidade como Teresina, as pessoas dormirem nas filas dos hospitais. Nós queremos é garantir que as pessoas possam fazer a [marcação da] consulta por meio de um aplicativo”, explicou. O indicativo prevê que, através desse aplicativo, as pessoas possam marcar consultas e exames.

Questionado pela reportagem se será necessário fazer algum tipo de adequação do modelo que já existe no estado, Deolindo respondeu: “eu acho que tem inclusive que melhorar, tudo na vida tem que melhorar. Então, se puder ser feito isso, a gente cumpre o papel de cuidar da vida das pessoas inclusive no que diz respeito na segurança à noite nas filas dos hospitais”, finalizou.

Comente aqui