​Débitos com municípios

por Marcos Melo e Viviane Menegazzo

Hoje várias prefeituras do Piauí estarão de portas fechadas pois os gestores municipais estão na capital para realizar um protesto. Eles se reúnem na Assembleia, onde serão recebidos pelos deputados para realizar reivindicações e depois seguem em uma caminhada simbólica ao Palácio de Karnak onde já agendaram uma audiência com o Governador Wellington Dias.

Em entrevista ao Clube no Ar, da Rádio Clube 99,1, Arinaldo Leal, prefeito de Vila Nova do Piauí e presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) afirmou que hoje a situação das prefeituras é bastante crítica devido a débitos pendentes do Governo do Estado do Piauí junto aos municípios.

Foto: Política Dinâmica

Segundo o gestor, já houve negociações, principalmente com relação a débitos da gestão anterior, mas que o pagamento do parcelamento não vem sendo feitos. “Em 31 de dezembro tinha 5 parcelas do cofinanciamento da saúde em atraso, e o Governador botou parte deste ano em dia e prometeu parcelar este restante que ficou do Governo anterior. Mas até agora, alegando a falta de recursos que nós sabemos que existe, não foi cumprido”, explica.

Arinaldo ressalta ainda que já existem atrasos da gestão atual referente a transporte escolar. “Já existe atrasos nesta gestão, pequenos atrasos, mas existem e muitos municípios que ficaram com atrasos da gestão anterior e nós queremos buscar que estes convênios sejam colocados em dia”.

Outra pendência em pagamentos a serem realizados diz respeito a obras concluídas e também que faltam terminar. “Com relação às obras tem restos a pagar. Tem obra já medida, já recebida pelo órgão afim, pelo setor técnico de engenharia, como por exemplo, Idepi, Secretaria de Infraestrutura, Transporte e outras secretarias. Nós queremos que o Governo busque um cronograma de pagamento destas obras que já foram realizadas e para finalizar as que estão sem conclusão”, ressalta Arinaldo Leal.

Comente aqui