AGESPISA INDO PELO ESGOTO

por Marcos Melo e Viviane Menegazzo

Seja mais cedo, seja mais tarde, o Governo Wellington Dias vai emplacar o Instituto de Águas no lugar da Agespisa e entregar serviços de abastecimento e saneamento em Teresina para a iniciativa privada. Durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores na manhã desta quarta-feira (07), o secretário de Governo Merlong Solano defendeu o projeto de subconcessão da Agespisa como única alternativa viável para tirar a empresa da situação crítica em que se encontra. "Durante os três anos que passei melhoramos a situação operacional da empresa. Lembro que o déficit operacional da empresa era de cerca de 85% da receita, nós deixamos em torno de 26%", afirma o secretário, que já foi presidente da Agespisa.

Segundo Merlong, apesar dessa redução dois problemas principais continuaram onerando a empresa. “De um lado o seu endividamento financeiro, que é resultado de tributos não pagos. Só no ano de 2014 a Agespisa deixou de pagar quase 80 milhões em tributos. Isso está no seu balaço e, quando chegar o balanço de 2015, nele já constará juros e multas de débitos passados’, ressaltou.

Segundo Merlong uma autarquia não paga tributos, o que resolveria esse problema que se acumula ano a ano.

AUMENTO DE TARIFA

Segundo o secretário de Governo a mudança não acarretará aumento na tarifa de água para o consumidor, apenas os aumentas programados com os critérios já vigentes e que tanto o Governo quanto a Prefeitura farão uma fiscalização com em cima deste fator.

INICIATIVA PRIVADA

Sobre a entrada do capital de iniciativa privada, Merlong Solano acredita que a solução é a única viável para poder melhorar a rede de abastecimento. Segundo ele, o Governo, hoje, “não arrecada, só está gastando para pagar a dívida da Agespisa, mas não tem uma contrapartida. Com a vinda da iniciativa privada, para investir em certos sistemas, nós teremos o capital privado sob a regulação do estado para garantir certos serviços à sociedade”, sem revelar quais são os "certos sistemas". Veja no vídeo abaixo:

Comente aqui