CORPO DE TEORI ZAVASCKI É ENTERRADO

Presidente Michel Temer no funeral do ministro (Foto: EFE/Silvio Avila)

O corpo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki foi enterrado por volta das 18h15 deste sábado no cemitério Jardim da Paz, na zona leste de Porto Alegre. Emocionados, os filhos não contiveram o choro. O caixão desceu ao túmulo sob os toques de clarin da guarda de honra do Regimento Osório do Exército e uma salva de palmas dos presentes. A missa foi realizada pelo arcebispo de Porto Alegre, Jaime Spengler.

Teori morreu na quinta-feira, 19, em acidente aéreo em Paraty. O ministro, de 68 anos, estava em férias e viajava para a cidade no litoral do Rio com o empresário Carlos Alberto Filgueiras, 69 anos, dono da rede de hotéis Emiliano, a massoterapeuta Maíra Pana, de 23 anos, a mãe dela, Maria Hilda Panas, de 55, e o piloto, Osmar Rodrigues, de 56 anos. Ninguém sobreviveu.

O velório do ministro, em Porto Alegre, atraiu desde integrantes de movimentos por moradia do Acre e expoentes do mundo jurídico até o presidente Michel Temer e integrantes de governos petistas, como o ex-ministro da Justiça e ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro.

“Ele tomou muitas decisões favoráveis aos movimentos sociais de Brasília e do Rio Grande do Sul”, disse Francisco Rafael Lopes e Silva, da Associação de Luta pela Moradia do Acre, que participa do Fórum Social Mundial de Luta em Porto Alegre e aproveitou a viagem para prestar homenagem ao ministro.

Silva estava no primeiro grupo de dez pessoas que entrou no plenário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) para o velório, que foi aberto para o público às 11 horas.

A família de Teori passou a noite à espera do corpo, mas a transferência para a capital gaúcha, aguardada para a madrugada, só ocorreu de manhã. Segundo funcionários do TRF-4, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, ficou com a família durante toda a madrugada.

FONTE: ESTADÃO

Comente aqui