CONSELHO DE ÉTICA ESCOLHE HOJE RELATOR DE DENÚNCIA CONTRA REGINA SOUSA

Regina contesta denúncia e diz que Senado “não é Santuário” (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado vai sortear, na tarde desta terça-feira (8), o relator para a denúncia nº 1/2017, que acusa a senadora Regina Sousa (PT) de ter cometido quebra do decoro parlamentar ao impedir a continuidade da sessão onde foi votada a reforma trabalhista, no último dia 11 de julho. Além de Regina, foram denunciadas também as senadoras Fátima Bezerra (PT-RN), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Lídice da Mata (PSB-BA) e Ângela Portela (PDT-RR).

A denúncia foi feita pelo senador José Medeiros (PSD-MT), o qual alegou que o ato das parlamentares configurou “abuso de suas prerrogativas constitucionais”. Em contrapartida, elas contestam a decisão do mesmo Conselho de Ética que rejeitou a representação contra o senador Aécio Neves (PSDB) por quebra de decoro, em razão das gravações que o mostram pedindo dinheiro emprestado ao empresário Joesley Batista, da JBS.

Regina já declarou à imprensa que essa é uma contradição e que irá se defender da denúncia. Ela afirmou que o plenário já foi ocupado em outras ocasiões, e o ato não representa um desrespeito aos colegas ou ao parlamento. “Eu acho que nos condenar fica mal para a Comissão de Ética”, destacou.

A senadora piauiense se pronunciou na tribuna do Senado sobre a denúncia, ainda em julho. "Isso aqui não é santuário, eu já disse. Isso aqui já teve espetáculos horrendos. Aqui já se matou senador", declarou, referindo-se ao assassinato de José Kairala (PSD-AC), atingido por um tiro disparado por Arnon de Mello (PDC-AL), pai do senador Fernando Collor (PTB-AL), em 1963.

____________________________
LEIA TAMBÉM:
Regina espera que Conselho de Ética reconsidere denúncia

Comente aqui