CANDIDATOS SE ENFRENTAM EM DEBATE NA TV

Candidatos no debate da TV (Foto: Wilson Filho/CidadeVerde.com)

por Lídia Brito e Francicleiton Cardoso

A TV Cidade Verde realizou na tarde desta terça-feira (23) o segundo debate com os candidatos a prefeito de Teresina. O debate na emissora contou com a presença dos sete candidatos, mesmo a legislação eleitoral afirmando que não seria obrigatória a participação dos candidatos em que o partido não atinge o número de representatividade na Câmara Federal.

Sem grandes emoções, o debate não teve grande embates e seguiu a tendência do primeiro confronto realizado pela TV Meio Norte. O prefeito Firmino Filho (PSDB), que concorre à reeleição, foi alvo de críticas de todos os candidatos da oposição.

IMPEACHMENT

A novidade ficou por conta da presença dos candidatos dos partidos de esquerda que aproveitaram o momento para criticar o presidente em exercício, Michel Temer (PMDB). A eleição para presidência da República será apenas em 2018, mas os pedidos de “Fora Temer” e críticas ao capitalismo fizeram parte do debate que era para discutir os problemas de Teresina.

A candidato do PCO, Lourdes Melo, justificou a insistência em denunciar o atual presidente ao afirmar que não adiantaria discutir recursos para Teresina se o governo Temer planeja, segundo ela, cortar os benefícios dos trabalhadores. Em todas as perguntas, Lourdes fez referência ao que chama de “golpe”.

Com a participação da esquerda, que não poupou críticas a Firmino Filho, candidatos como Dr. Pessoa e Amadeu Campos - que as pesquisas mostram serem os adversários diretos do tucano - não protagonizaram grandes discussões com o tucano.

EDUCAÇÃO

O secretário de Educação, Kléber Montezuma, não é candidato a prefeito, mas em alguns momentos do debate, foi mais lembrado que alguns candidatos. O gestor da pasta sofreu críticas por parte de todos os adversários de Firmino Filho. Kléber é acusado de perseguir os professores.

Prefeito Firmino Filho foi alvo de ataques (Foto: Reprodução TV Cidade Verde)

ATAQUES A FIRMINO

Firmino Filho manteve a postura de não polemizar com os adversários. Por ser citado na fala dos adversários, o prefeito chegou a pedir direito de resposta aos advogados que acompanhavam o debate, sendo atendido em algumas solicitações.

Firmino usou o debate para destacar o trabalho feito nas áreas da saúde e educação. O tucano voltou a falar que sente orgulho em fazer a “política feijão com arroz”. Essa é uma crítica da oposição a gestão do prefeito.

A candidata do PSTU, Luciene Nunes, acusou Firmino de tentar aplicar um golpe nos professores por tentar antecipar o pagamento de precatórios da educação pela União. Lourdes Melo chamou Firmino de prefeito de “sorriso amarelo” e “sorriso de Monalisa”.

Amadeu Campos, candidato do PTB, acusou Firmino de fazer o mais do mesmo e não ter conseguido resolver os problemas da cidade em mais de 12 anos de gestão. O candidato Quem Quem também atacou o tucano e questionou as propostas de Amadeu e Dr. Pessoa.

AMADEU CAMPOS

No debate da TV Cidade Verde, o candidato do PTB manteve a postura de criticar a gestão do prefeito Firmino Filho (PSDB). Amadeu acusou Firmino, que concorre à reeleição, de ter passado os três mandatos fazendo promessas que não foram cumpridas. Amadeu questionou se o tucano terá capacidade de cumprir as promessas em um quarto mandato.

Amadeu Campos fez críticas a Firmino Filho (Foto: Reprodução CidadeVerde)

No bloco em que os candidatos tinham a oportunidade de fazer perguntas aos outros candidatos, Amadeu polarizou a discussão a discussão com Firmino Filho. O debate entre os dois ficou mais acirrado depois que Amadeu perguntou sobre o número de servidores comissionados e terceirizados.

O candidato do PTB queria os números exatos, mas Firmino se limitou a respondeu com os números sobre concursados convocados. A resposta não convenceu Amadeu que acusou o tucano de desconhecer os números. Firmino respondeu afirmando que defendeu o concurso já que entrou na vida pública por meio do concurso.

Amadeu Campos também aproveitou o debate para apresentar algumas propostas que fazem parte do plano de governo. Ele focou em temas que são considerados gargalos da gestão tucana como o saneamento básico e a Guarda Municipal.

O candidato do PTB tentou desconstruir a imagem de “Prefeito Amigo da Criança”, que surgiu com o título concedido pela Fundação Abrinq, aos gestores que atingem metas na educação infantil. Amadeu mostrou dados que mostram que 82% das crianças de 0 a 3 anos estariam sem creches. Segundo ele, esses dados colocam em cheque o título dado ao prefeito.

Amadeu afirmou que o candidato eleito irá herdar dívidas da gestão de Firmino. Ele citou o índice Firjan que aponta que Teresina estaria com liquidez zerada desde 2014.

Prefeito foi alvo de críticas (Foto: Reprodução da TV Cidade Verde)

FIRMINO FILHO

O debate de Firmino Filho (PSDB) tem sido o mesmo. O prefeito procura não rebater acusações com mais polêmica, mas aproveita o tempo para falar suas propostas e mostrar o que tem feito na sua gestão como prefeito da capital. Firmino usou do debate de hoje para questionar o jargão de “feijão com arroz” que tem sido usado pela oposição para se referir sua administração e afirmou que tem garantido obras necessárias em Teresina e que lutará para fortalecer a máquina, de maneira que esteja à altura das demandas da cidade.

Firmino ainda destacou nas suas falas a parceria que tem feito com o Governo do Estado, com o qual tentou dividir a responsabilidade por problemas pontuais que os demais candidatos apontavam na capital.

O prefeito garante que a máquina pública da prefeitura de Teresina tem lutado para alcançar melhorias mesmo com a fragilidade econômica. O prefeito ainda contestou problemas na educação e avaliou que sua administração foi responsável por aumentar o piso salarial da classe. 

LUCIENE SANTOS

Candidata do PSTU defende eleições gerais (Foto: Reprodução TV Cidade Verde)

A candidata do PSTU aproveitou o debate para defender a proposta do PSTU de eleições gerais. Com o discurso de “Fora Temer” e “Fora Todos Eles”, ela defendeu a necessidade de renovar os políticos do país.

Para Luciene, candidatos como Firmino representam os partidos que seriam contrários a manutenção dos direitos da classe trabalhadora. A candidata fez críticas ainda ao PT que apoia a campanha do jornalista Amadeu Campos.

Luciene, que é professora, acusou Firmino de fazer uma política prejudicial aos direitos das mulheres. Segundo ela, professoras da rede municipal são obrigadas a repor a licença maternidade. Firmino Filho disse que “qualquer denúncia” será apurada.

A professora denunciou os privilégios do prefeito e questionou de o jornalista Amadeu Campos, caso fosse eleito teria coragem de abrir mão dos “privilégios do prefeito”. O candidato afirmou que irá congelar o próprio salário e dos comissionados.

Luciane Santos denunciou que existem duas Teresina. Segundo ela, há uma cidade para os ricos e outras para os pobres. Ela afirmou que os planos de governo de Firmino Filho, Amadeu Campos e Dr. Pessoa manteriam essa situação de desigualdade.

Everton Diego pede auditoria nas contas da prefeitura (Foto: Reprodução TV Cidade Verde)

EVERTON DIEGO

O professor Everton Diego também fez críticas à gestão do prefeito Firmino Filho (PSDB). O candidato do PSOL pediu a realização de uma auditoria nas contas da Prefeitura de Teresina. Segundo ele, essa auditoria é urgente para investigar possível favorecimento de empresários.

Everton Diego também criticou o candidato Amadeu Campos (PTB). O professor lembrou que o partido do candidato já esteve na prefeitura com o senador Elmano Ferrer (PTB) e não conseguiu resolver os problemas da cidade.

O candidato do PSOL questionou o modelo de gestão da saúde aplicado por Firmino Filho. Everton defendeu a abertura dos serviços de urgência e emergência do Hospital Getúlio Vargas (HGV) para minimizar o problema da falta de leitos na cidade. 

Candidato Dr. Pessoa não conseguiu se destacar no debate (Foto: reprodução)

DR. PESSOA

O candidato Dr. Pessoa (PSD) foi apagado no debate e fez pouca participação. O azar no sorteio dos nomes e a falta de perguntas para o candidato fez com ele não argumentasse tanto. Na sua fala, Pessoa apontou fragilidades da atual administração e falou sobre suas propostas Teresina. Questionado sobre a sua relação com a prefeitura de Teresina no passado, o candidato disse ter atuado ao lado do prefeito, mas de maneira autônoma.

As ações planejadas que foram apresentadas durante o debate pelo candidato são voltadas para a área de Saúde, principalmente. Ele afirma que a o prefeito Firmino Filho não tem dado atenção ao Saneamento Básico, o que é fundamental para a melhoria do serviços de saúde. “O prefeito fica colocando a culpa no Governo do Estado, no Governo Federal, comparando com os outros estados, mas tem muito o que pode resolver”, afirmou.

Candidata usou o debate para denunciar golpe contra Dilma (Foto: Reprodução)

LOURDES MELO

A candidata Lourdes Melo (PCO) tem cumprido com a promessa. Usará os espaços de debate das eleições deste ano para criticar o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT). Lourdes acusou candidatos de serem “golpistas” durante a discussão no debate desta manhã. As piores acusação da candidata foi ao prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), nomeado por ela de “representante do governo golpista” em Teresina.

Lourdes falou ainda que as eleições deste ano deveriam estar mais focada no fortalecimento da Democracia e defendeu uma greve geral. A candidata direcionou várias de suas acusações. Mesmo para os candidatos de esquerda.

O candidato do PSTU, Everton Diego, e a candidata do PSOL, Luciane Santos, também foram alvo de Lourdes, que insistiu que os dois também são “golpistas”, já que não são contra o impeachment de Dilma. Sobre o processo eleitoral, a candidata resolver ser franca. “Eleição é uma farsa, não podemos acreditar, por isso chamamos todos para derrubar os golpistas”, concluiu.

Quem Quem manteve a mesma postura do primeiro debate (Foto: Reprodução)

QUEM QUEM

O candidato Quem Quem (PTN) mantém a mesma postura no debate. Tentando dialogar mais diretamente com o eleitor do que os demais candidatos, ele aposta em pedir para que a população “abra os olhos para os outros candidatos”. Nas suas propostas, Quem Quem afirmou que pretende transformar a Guarda Municipal de Teresina em Secretaria de Segurança Comunitária, o que melhoraria a situação da segurança na cidade.

O candidato ainda falou das propostas em áreas de mobilidade urbana e outras áreas da cidade. Ele ainda falou sobre a sua campanha, que garante, “não é recheada de empresários” e voltou a falar diretamente com os eleitores. Quem Quem se colocou como candidato de alternativa para os eleitores que não sabem em quem votar nestas eleições.

Comente aqui