ATRASO NOS ALVARÁS

por Maura Vitória e Viviane Menegazzo

Com a cobrança feita ontem (01) no plenário da Câmara de Vereadores pela vereadora Graça Amorim (PTB) sobre o cancelamento do edital para a concessão de novos alvarás de táxis em Teresina, que deveria ter sido lançando na última terça-feira, o prefeito da capital Firmino Filho (PSDB) se justificou na manhã de hoje (02) durante a vista da obra da ponte da Gil Martins. 

“Nós vamos fazer o processo licitatório. O atraso ocorreu por conta da reunião do Conselho Municipal e é necessária autorização do Conselho. Teremos mais duas reuniões e eu acredito que fica atrasado por mais 45 dias o lançamento do edital dos taxistas, mas o edital dos mototaxistas já está pra agora, gerando oportunidade de trabalho para a cidade de Teresina".

Foto: Jailson Soares/ Politica Dinâmica

No seu discurso Graça Amorim lembrou que quem estipulou o prazo foi a Superintendência de Trânsito (STRANS) no dia da audiência pública onde o assunto foi discutido. “A previsão do superintendente era para o dia 30 de junho. Ontem (01), por não ter ocorrido, eu liguei para a Superintendência e informaram que, por orientação do prefeito, só daqui há 60 dias”, declarou a vereadora. 

Vereadora já cobrou em tribuna aceleramento no lançamento do edital.

Graça Amorim acredita que falta vontade política do prefeito em servir bem, pois esse projeto já vem sendo elaborado desde o início da gestão e não vê motivos para o ocorrido, e enquanto isso a exploração desse serviço continua sendo feita por táxis clandestinos e de outras cidades, tirando a oportunidade de trabalho do cidadão teresinense.

Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas de Teresina, Antônio Barbosa, o déficit de táxis na capital hoje chega a dois mil profissionais. O Sindicato pede, pelo menos, mais quinhentos alvarás pois atualmente Teresina possui apenas 1.556 táxis legalizados atuando e a frota não é atualizada há mais de 10 anos.

EMENDAS

Outra polêmica que tomou a Câmara dos Vereadores na manhã de ontem (1) foi o atraso das emendas do orçamento impositivo dos anos de 2013, 2014 e 2015. Para o prefeito da capital, existe uma certa dificuldade das pessoas entenderem o que é orçamento impositivo e que isso não pode ser resolvido do dia para noite. O prefeito lembra que em Teresina ainda hoje executa obras do orçamento geral da união de 2007,2008, 2009 e 2012 e que executar isso dá trabalho, e só sabe disso especialmente quem tem experiência em gestão. “Obra não é automática, esse pessoal está muito ligado em internet, tem que fazer a coisa tecnicamente correta e respeitar a legislação. Tem que respeitar a lei, prefeito e nem prefeitura estar a cima da Lei. A prefeitura se obriga a fazer o orçamento mas tem que respeitar a técnica, fazendo o projeto, fazendo o orçamento, respeitar e a legislação. Tudo isso leva tempo. Isso não é feito da noite pro dia”, esclarece.

Firmino explica que é necessário as pessoas terem conhecimento do que é gestão e não fazer comentários de forma vazia. “Quem não entende de gestão e não entende de orçamento fica nesse blablabla que não leva nada. Algumas pessoas acham que brincar de prefeitura é brincar de internet, não é! Na vida real tudo leva tempo. Precisa recurso, precisa de edição, precisa investimos; mas muita coisa vem sendo feita”, finalizou.

Comente aqui