ALEPI ESTARÁ ALINHADA AO GOVERNO DO ESTADO

O 20º ano do parlamento Legislativo teve início nesta quinta-feira (2) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) com os 30 deputados participando da cerimônia de revista das tropas da Polícia Militar em frente ao Palácio Petrônio Portella, sede da Alepi. Logo em seguida, os parlamentares seguiram para o plenário onde receberam o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), para leitura da mensagem do chefe do executivo estadual.

Foto dos 30 Deputados ladeados em frente a Alepi marca início do novo ano legislativo (foto: Alepi)

O presidente da Alepi, deputado Franzé Silva, eleito para o biênio 2023-2024 em eleição realizada nessa quarta-feira (1º), destacou que o legislativo será um parceiro do Governo do Estado. “É importante essa mensagem do Governador para que que os deputados já possam começar as articulações internas para buscarmos transformar em leis os propósitos do Governador neste quadriênio que ele estará à frente do Karnak”, ressaltou.

Novo presidente da Alepi, Franzé Silva, fez o tradicional desfile de revista da tropa (foto: Alepi)

Para Franzé, o parlamento terá a função de ajudar o Governo a executar os principais planos para o Estado. “A casa está preparada para poder ajudar o governador a destravar ainda mais a questão do emprego e renda, que é um foco que ele tem pedido, especialmente trabalhando a infraestrutura. O Piauí precisa buscar, ter na área da Saúde e da Educação, mais também na proteção aos mais vulneráveis, uma política muito clara para que possamos ter um alinhamento com o Governo Lula, para trazemos investimentos e obras para o Piauí crescer”, ressalto.

Em entrevista, o governador Rafael Fonteles avaliou que o alinhamento com os deputados e o governo Federal é uma oportunidade ímpar que seu governo terá para buscar mais desenvolvimento para o Estado. “Estou muito animado com a janela de oportunidade que nos temos, tanto aqui com o diálogo com a assembleia, como com relação ao cenário nacional. Ontem (1º) tivemos a eleição com Lira na Câmara, Pacheco no Senado. Então tá tendo um certo alinhamento. Por tanto, as pautas do Governo Federal e Governo do Estado, eu creio que terão um ambiente propício para o debate, republicano e democrático para construir a melhor solução para a economia, pro social, pra tudo que interessa ao povo brasileiro e ao piauiense”, afirmou Fonteles.

Governador ressalta que tudo está propício para executar um bom Governo (foto: Alepi)

 Já na leitura da mensagem do Executivo, Fonteles destacou suas metas de Governo como a criação de 80 mil empregos e o combate a todos os tipos de violência. “Geração de emprego e renda significa não só desenvolvimento econômico, mas sim, redução da desigualdade social, com oportunidades para todos e todas, visando ao bem-estar e à qualidade de vida da população mais carente e vulnerável. A proteção da criança, do idoso, da mulher, das raças, de portadores de deficiências, da comunidade LGBTQIAP+ contra todo tipo de discriminação e violência, impõe medidas enérgicas e exemplares via casas de acolhimento e delegacias especializadas”, destacou Fonteles.

Na mensagem, governador iniciou fazendo crítica ao ex-governo de Bolsonaro e disse que os tempos sombrios passaram (foto: Política Dinâmica)

 Na Assembleia Legislativa, a base do governador Rafael Fonteles tem o apoio de 22 dos 20 deputados da Casa. Sua base é formada por 12 deputados estaduais do Partidos dos Trabalhadores, nove (9) deputados do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e um (1) deputado do Solidariedade.

Veja mensagem na íntegra!


Comente aqui