PDT QUER FILIAÇÃO DE JOÃO VICENTE CLAUDINO

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) vive um processo de restruturação no Piauí e já planeja os rumos para as eleições municipais de 2024. O presidente estadual do partido, vereador Evandro Hidd (PDT), destacou que fez o convite para uma grande liderança política do estado ingressar na sigla, trata-se do ex-senador e empresário João Vicente Claudino. Hidd destacou ainda que a meta pra 2024 é eleger pelo menos 10 prefeitos no estado e cerca de 30 vereadores nas próximas eleições. 

“Na última sexta-feira (10) tivemos uma conversa bastante proveitosa, fizemos o convite ao senador (ex-senador João Vicente) e agora estamos aguardando o retorno dele com seu posicionamento. Foi uma conversa bastante animadora, positiva, acredito que se vier, vem a somar. O senador, que já esteve por oito anos no senado Federal sem nada que macule sua imagem, então, é um nome que soma muito ao PDT”, reforçou Evandro Hidd.   

Questionado se João Vicente vem para ser candidato à Prefeito de Teresina, o presidente Evandro desconversa. “Não foi tratado nada a respeito disso”, ressalta. O presidente, também, destacou que a chegada de João Vicente não ofusca uma possível pré-candidatura do vereador Enzo Samuel ao Executivo municipal. “Não, primeiro o partido tem definição que vai ter candidato próprio. Isso é certo, que vai ter candidato próprio, agora, se vai se A, B, C, Alan, Evandro, Enzo, João, Pedro ou José, isso só vamos definir em 2024. Mas, nos vamos ter um candidato próprio que trabalhe as ideias e projetos do partido, o nosso PDT”, reforçou Evandro.  


FEDERAÇÃO DO PDT COM PSB E SOLIDARIEDDE 

Sobre a possibilidade da Federação entre os partidos PDT, PSB e Solidariedade, o presidente estadual disse que não tem nada definido. “Na quinta-feira passada (9) estive com o ministro Lupi (presidente nacional do PDT), mas não tem nada definido. A própria executiva nacional do PDT nunca sentou-se para tratar disso, tem conversas? Tem, a princípio, há uma possibilidade grande do PDT, PSB e solidariedade formarem um bloco na Câmera, isso tá até mais bem adiantado, e num momento oportuno será discutido a formação de uma federação.  Porém, o PDT em si já tem muitas conversas, muitas informações, mas nada que diga que vai haver a federação ou não”, explicou Evandro Hidd.  

Presidente Evandro Hidd acredita na revitalização do partido nas eleições de 2024 (foto: Jailson Soares/ PD)

Ainda segundo o presidente estadual, o momento é de aguardar o desenrolar da questão a nível nacional para depois discutir como ficará a situação nos Estados.  Questionado se a Federação interessa ao PDT do Piauí, tendo em vista que o PSB e Solidariedade integram a base do governador Rafael Fonteles (PT), o vereador diz que não há como avaliar a situação. “Não tem nem como avaliar sem saber como ela vai ser, vai acontecer em qual termos ? então isso não é assim, de repente, tem que avaliar não só aqui (Piauí), mas em todos os estados”, concluiu o presidente do PDT no Piauí, Evandro Hidd.  

DESEMPENHO DO PDT NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES 

Nas eleições de 2022, o PDT não conseguiu eleger nenhum deputado Federal, tendo toda a sigla com seus oito candidatos somado menos de 15 mil votos (14.924 no total), com destaque para votação do próprio presidente Evandro, que se aventurou numa campanha de deputado Federal, mas só obteve 8.974 votos.  

O desempenho foi ainda pior na disputa para o cargo de deputado estadual. Na sigla, havia nove candidatos que juntos somaram 6.344 votos, tendo o mais votado sido o ambientalista Dionísio Neto com 2.145 votos.  

Joãozinho Manú, do PDT, foi eleito pela terceira vez prefeito de São João da Serra em 2020 (foto: reprodução)

Já nas eleições municipais de 2020, o PDT só conseguiu eleger 1 (um) prefeito no estado, que foi o gestor da cidade de São João da Serra, Joãozinho Manu (PDT). O desempenho do partido foi melhor na capital, tendo conseguido eleger três vereadores na ocasião, sendo eles o Evandro Hidd (PDT) - com 6.94 votos, o vereador Enzo Samuel (PDT) - com 4.342 votos, e o vereador Alan Brandão (PDT) - com 2.564 votos. Naquela ocasião, o partido contava com o apoio da gestão do então prefeito Firmino Filho (PSDB) apoiando a candidatura do sucessor de Firmino, Kleber Montezuma (PSDB), que não conseguiu ser eleito. Vale ressaltar, que o vereador Enzo Samuel foi eleito presidente da Câmara de Teresina para o biênio 2023-2024. 

Família Nogueira deixou o PDT e se filiou ao PT no Piauí para as eleições de 2022 (foto: redes sociais)

Nas eleições estaduais de 2018, o PDT tinha como grandes líderes os parlamentares da família Nogueira. Na ocasião, o candidato a deputado estadual Flávio Nogueira Júnior foi eleito deputado estadual com 44.007 votos pelo partido. O pai dele, Flávio Nogueira, foi eleito deputado federal com 111.672 votos. Porém, a saída dos Nogueiras do partido foi conturbada e aconteceu primeiro pelo deputado Federal que em 2019 votou a favor da Reforma da Previdência proposta pelo Governo de Jair Bolsonaro, na época do PSL. A posição contrariou os líderes do PDT, dentre esses, o ex-candidato a presidente Ciro Gomes. A saída dos “Nogueiras” do PDT do Piauí acabou deixando a sigla órfã de mandatos de maior representatividade a nível nacional e estadual, mas para 2024, o partido que ressugir conquistando mias vagas nas câmaras municipais e o comando de várias prefeituras, almejando até a da capital.  

Comente aqui

GOVERNO QUER ATRAIR MAIS INDÚSTRIAS PARA O PIAUÍ

O Governo do Estado do Piauí está focado na atração de investimentos industriais e comerciais para gerar emprego e renda para a população. Nesta terça-feira (14), o governador Rafael Fonteles se reuniu com a secretária de Desenvolvimento Econômico Janayna Marques para o monitoramento das ações da pasta e reafirmou a prioridade também no apoio as potencialidades e as cadeias produtivas locais.

Rafael quer que o Estado invista em infraestrutura para atrair mais indústrias (foto: Ccom)

Para Rafael Fonteles, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) tem um papel essencial de ajudar com obras de infraestrutura que atendam as demandas dos industriais e atacadistas que querem instalar negócios no Piauí. Na oportunidade, o governador destacou que a legislação tributária no Piauí favorece a instalação de novas empresas. “O Piauí tem uma legislação excelente na questão tributária, nos incentivos fiscais. Esse não é mais gargalo como já foi no passado. Queremos apostar cada vez mais na infraestrutura e na subvenção econômica para que os investidores possam ampliar seus negócios, investir na nossa terra, produzir para vender e ajudar o Estado a gerar emprego e renda”, comentou.

O chefe do executivo piauiense disse que a ideia é também tentar colocar uma empresa âncora em cada uma das cadeias produtivas para ligar os pequenos, médios e grandes produtores ao mercado, potencializar a comercialização de seus produtos e agregar valor. “Vamos investir também nos parques empresariais descentralizados. Já estamos fazendo de Piripiri e vamos construir outros em Parnaíba, Luís Correia, Floriano e na região dos Cerrados”, disse.

Secretária Janainna Marques terá a missão de descentralizar ações e promover a atração de indústrias para regiões do Estado (foto: Ccom)

Fonteles disse que a intenção é facilitar a vida do empreendedor que quer se instalar no Piauí, em qualquer que seja a atividade industrial ou no comércio atacadista. “São ações como essa que a deputada Janaína Marques vai liderar junto com Victor Hugo, da Investe Piauí e as outras secretarias que apoiam o empreendedorismo no nosso Estado”, ressaltou.

“Estou animada. Agradeço a confiança nessa nova missão. Afirmo que estamos preparados e animados e dispostos a enfrentar os novos desafios para gerar emprego e renda para a nossa população”, finalizou Janaína Marques.

Com informações da Ccom

Comente aqui

DOUTOR PESSOA GARANTE RESOLVER PROBLEMA DOS ÔNIBUS EM 30 DIAS

O teresinense amanheceu mais um dia sem o transporte coletivo público na cidade devido à greve do sistema que entra no seu segundo dia nesta terça-feira (14). O Sindicato dos Trabalhadores Em Empresas de Transportes Rodoviários No Estado do Piauí (Sintetro), que representa a classe dos trabalhadores do setor (motoristas/cobradores e outros), reclama da falta de aumento salarial e ainda atrasos nos pagamentos. A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), sob a gestão do prefeito Doutor Pessoa (Republicanos), está há dois anos tentando resolver o problema do sistema que não tem seu funcionamento pleno desde o período da Pandemia, mas o prefeito prometeu que irá resolver todo o impasse nos próximos 30 dias.  

Sem informar qual seria proposta, prefeito Doutor Pessoa voltou a falar em prazo para resolver o problema do transporte público na capital (foto: Jailson Soares/ PD)

Em entrevista ao Política Dinâmica, o prefeito de Teresina declarou disse que quer 30 dias para resolver toda situação. “O que falta é Deus tá protegendo e o prefeito tá aqui na sua frente. Começamos com 18 pessoas pra ver se resolvia, junto com os empresários, não deu certo. Diminuíamos pra 10, não deu certo, isso conectados os assessores do prefeito com o poder empresarial, o SETUT, eu reduzir pra três pessoas e não deu certo. Agora, é o prefeito Doutor Pessoa que tá tratando diretamente, quero deixar claro, que antes de um mês estará resolvido”, garantiu Doutor Pessoa.  

Já sobre o movimento grevista, o gestor se resumiu a falar que esse é um direito constitucional dos trabalhadores.  “Estou olhando para um ser superior e tratando das minhas ações, etc. Quem quiser grevar é um direito constitucional, agora, só que o prefeito tá trabalhando de manhã, de tarde e de noite pelo bem de Teresina”, destacou o Prefeito.  

Enquanto a solução não chega, a Superintendência Municipal de Trânsito (Strans) da PMT, informou nesta terça que vai acionar o Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT) para que o Sintetro coloque 70% da frota circulando durante os horários de pico e 30% no período restante. Por lei, mesmo com a greve, é determinado que pelo menos 30% da frota continue circulando. 

Strans cadastrou ônibus particulares para circularem durante a greve em Teresina (foto: Jailson Soares/ PD)

Já o Sintetro explica que não está impedindo os ônibus saírem da garagem e que essa é uma decisão do próprio trabalhador. “Tem trabalhadores que estão sem receber há mais de 40 dias, além disso, queremos o reajuste salarial, porque o salário é mesmo desde 2019. Na convenção coletiva assinada pelos trabalhadores, com o reajuste o salário para motoristas iria de R$ 2.830 com jornada de 7h20, ticket alimentação de R$ 600 e plano de saúde”, destaca Antônio Cardoso, presidente do Sindicato.   

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbanos e Passageiros de Teresina (Setut) ressalta que concedeu aumento para categoria superior a inflação e tem mantido diálogo com a categoria para tentar solucionar toda situação. 

NOTA DO SETUT 

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que na tarde desta sexta-feira (10), a entidade esteve reunida, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), juntamente com a Procuradoria Regional do Trabalho, Prefeitura de Teresina e os dois sindicatos, patronal e laboral, onde foram amplamente discutidas todas as questões que envolvem uma negociação salarial a respeito do transporte urbano, serviço público essencial para toda a sociedade. 

 Ao final, o sindicato patronal, sensibilizado, após os apelos do Desembargador Manoel Edilson, Procurador Chefe do Trabalho Dr Edno, bem como dos representantes da prefeitura, ofertou para seus colaboradores, num esforço sobre-humano, um reajuste de 6% nos salários (a inflação está em 5,7% ), 20% no auxílio alimentação e 33% no auxílio saúde. Para surpresa de todos e indignação dos representantes do setut, os sindicalistas, representantes do sindicato dos motoristas, não aceitaram a proposta e afirmaram, categoricamente, que iriam manter a greve, com indicativo de iniciar na segunda-feira, em desrespeito total à população teresinense. 

O Setut reitera seu total compromisso com a população da capital, buscando diálogo permanente tanto com o sindicato laboral, quanto com a Prefeitura, para manter o bom funcionamento do sistema de transporte da capital. 

Comente aqui

ICMS: ESTADOS RECEBERÃO R$ 26 BILHÕES DE COMPENSAÇÃO

Uma reportagem do Jornal da Globo, exibida nessa última sexta-feira (10), destacou o anúncio feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre os termos do acordo pelo qual o Governo Federal compensará os Estados pela perda de arrecadação que eles tiveram quando meses antes das eleições de 2022 foi imposto um teto sobre a cobrança do ICMS. Vale lembrar que o ICMS, é um dos principais impostos de arrecadação tributária nos Estados.  Os governadores de todo país foram representados na tribuna pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que tem protagonizado as discussões tributárias entre o Governo Federal e os Estados brasileiros.  

Ao lado do ministro Haddad, Rafael Fonteles representou todos os governadores na reunião de anúncio da compensação por perdas do ICMS (foto: Digo Zacarias/ Ministério da Fazenda)

O ministro explicou que os valores serão abatidos das dívidas dos Estados com a União. Já os estados que não têm débitos com a União receberão aportes do Governo Federal. Em Junho do ano passado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sancionou a lei que limitou o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços, como o diesel, gasolina, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo, tendo a lei estabelecido o teto de até 18% no ICMS destes itens. 

A medida teve impacto na arrecadação dos Estados, tendo essa crise, ainda no ano passado, ido parar no Supremo Tribunal Federal (STF) que criou uma comissão especial para mediar a discussão. Segundo dados do Ministério da Fazenda, num primeiro momento os estados pediram R$ 45 bilhões, valor esses que eles deixaram de arrecadar com as renúncias fiscal no segundo semestre de 2022. Mas, o acordo foi fechado em R$ 26,9 bilhões, valor 40,2% menor do que o pedido pelos Estados.  

Sobre o valor reduzido, o ministro Haddad justificou dizendo que esse foi o valor possível e que o acerto não vai comprometer as contas do Governo Federal. “Quando é um acordo nunca é satisfatório para ninguém. É uma conta que você faz com base em parâmetros e é técnico. Parte desse valor já foram compensados e a parte que não foi compensada tá sendo diluída com um tempo, justamente, para que não tenha um impacto nas contas da União este ano. Então, tá bem acomodado para que nós não tenhamos nenhum tipo de surpresa vinda daí”, explicou Haddad. 

Dos quase 27 bilhões, cerca de R$ 9 bilhões já foram compensados, isso porque alguns estados conseguiram liminares na Justiça para não pagarem parcelas das dívidas com a União. É o caso do Piauí e do estado de São Paulo. Para os demais, o pagamento será parcelado até 2025. 

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), participou da reunião do anúncio ao lado do ministro Haddad representando todos os Estados. Rafael disse que o acordo abre espaço para levar em frente a discussão sobre a reforma tributária.  “Isso, também, vai contribuir para nova etapa que vem adiante que é a discussão da reforma tributária. Sem sobra de dúvida, os Estados são muito interessados nessa questão até porque o tributo mais complexo é o ICMS. Ele é que precisa ser reformado de fato e essa reforma, a gente acredita muito que ela tem condições de ser votada e aprovada este ano no congresso nacional”, explicou Rafael Fonteles. 

Durante o anúncio, Haddad disse que o desenho da nova reta fiscal para controlar as contas do Governo vai ser apresentado na semana que vem.  

Comente aqui

FILHO DO VICE-GOVERNADOR TENTA PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITO DE TERESINA

A pré-campanha em busca do Palácio da Cidade de Teresina se iniciou bem antes do início oficial da disputa pelo cargo de prefeito da capital que ocorrerá nas eleições municipais de 2024. Por isso, vários partidos já se articulam para ter bons nomes na disputa contra a reeleição do atual prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), que tem visto sua popularidade cair devido a problemas crônicos da cidade como a falta de transporte público e falta de insumos na Saúde.  

Marcos Aurélio é filho do ex-presidente da Alepi e vice-governador do Piauí, Themístocles Filho, que se destacou nas eleições de 2020 com o apoio e articulação de toda campanha de Doutor Pessoa à Prefeitura de Teresina (foto: redes sociais)

É o que está fazendo o deputado Federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD), filho do ex-presidente da Alepi e atual vice-governador do Piauí, Themístocles Filho (MDB), o parlamentar tem visto com bons olhos a possibilidade de ter colocar seu nome na disputa à Prefeitura de Teresina, em 2024. Nas eleições de 2022, Marcos Aurélio foi reeleito deputado Federal com 79.987 votos no total. Desses 18.033 votos foram somente na capital, sendo o terceiro mais bem votado ficando atrás da ex-deputada Rejane Dias (PT) e do candidato Elmano Férrer (PP), que não conseguiu se eleger.  

Na campanha de 2022 para deputado Federal, Marcos Sampaio teve o apoio em Teresina da então candidata à deputado estadual Bárbara do Firmino (foto: redes sociais)

Nas eleições de 2022, Marcos Aurélio fez dobradinha política com a deputada estadual Bárbara Soares (PP), filha do ex-prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB). Nos bastidores políticos, há conversas de que os jovens políticos poderiam formar uma nova aliança para disputa da prefeitura de Teresina, tendo Bárbara um grande legado e capital político herdado do seu pai.  

ENCONTRO COM KASSAB 

Neste domingo (12), o deputado publicou em sua rede social um vídeo de um encontro que teve com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. “Muito importante essa conexão com a experiência. Tive um ótimo bate-papo com Gilberto Kassab, presidente do PSD, em São Paulo, prevendo melhorias para o Piauí e, em especial, nossa querida Teresina”, destacou Marcos Aurélio. 

Marcos Aurélio Sampaio em visita ao presidente do PSD, Gilberto Kassab (foto: redes sociais)

No vídeo, Gilberto Kassab, que é secretário de Governo de São Paulo, elogia o político piauiense, colocando-o como a renovação da política no Estado. “Você é uma expressão da renovação da política no Piauí, que faz um extraordinário mandato de deputado federal, aliás seu segundo mandato, e por sua juventude tem muito ainda a contribuir pro estado do Piauí e pro Brasil (...). Conte conosco nessa jornada que você vem construindo com tanta competência. Leve o meu abraço, um abraço do governador Tarcísio, também, ao presidente do partido no Estado, o deputado Federal Júlio César, para que todos juntos, cada vez mais próximos possamos fazer o melhor pelo Piauí e pelo Brasil”, disse Kassab à Marcos.   


O deputado piauiense agradeceu os elogios e retribuiu dizendo que se inspira na história de Kassab, que já foi ministro e prefeito de São Paulo, para continuar levando mais ações pro Piauí e, especialmente, para Teresina (PI).  Nos bastidores, o que se destaca é que a visita de Marcos Aurélio ao presidente do partido teve foco nas suas pretensões políticas na capital, onde foram discutidas, também, questões administrativas como ações de políticas públicas voltadas para o transporte coletivo e outras questões relevantes à uma capital. 

O interesse do deputado piauiense em discutir os problemas de Teresina e até mesmo fazer críticas mais duras a atual gestão da capital tem sido visto com maior frequência nas redes sociais de Marcos Aurélio.    

Parlamentar tem aumentado o "tom" das críticas sobre a atual gestão da Prefeitura de Teresina (Foto: reprodução Twitter)

Matérias relacionadas: 

DOUTOR PESSOA QUE MANTER O PSD NA SUA BASE

PDT JÁ TRABALHA NOME PARA PREFEITURA DE TERESINA

 

Comente aqui

POLÍCIA INVESTIGA DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO NO PIAUÍ

A Delegacia de Combate à Corrupção (DECOOR), da Polícia Civil do Piauí, deflagrou nessa última quinta-feira (9) uma operação intitulada de FORMENTO para investigar uma ação criminosa que teria aplicado cerca de R$ 800 mil da Prefeitura de Teresina numa ação de Carnaval e não realizado a devida prestação de contas do recurso público. A referida festa de Carnaval aconteceu ainda em 2020, último carnaval antes do período de Pandemia, na ocasião, a gestão da Prefeitura era do ex-prefeito Firmino Filho (PSDB), tendo o evento sido realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) através de recursos de duas emendas parlamentares. A Polícia não revelou os nomes dos políticos que destinaram a emenda e organizaram a festa.  

Operação destacou que dinheiro para realização de evento foi destinado através de emendas de vereadores de Teresina (foto: ascom)
Nessa quinta-feira (9), a Operação cumpriu mandados de busca e apreensão em seis endereços da cidade de Teresina. O principal alvo foi um Instituto de Defesa de Direitos Sociais, de origem privada, que teria recebido os recursos na ordem de R$ 788 mil, sendo duas emendas R$ 414,5 mil e outra de R$ 373,5 mil, para realizar o evento carnavalesco.   

O suposto desvio de recursos público foi identificado pela Controladoria Geral do Município de Teresina, que após analisar os contatos verificou que fora destinado quase R$ 800 mil para realização de um evento, sem a devida prestação de contas.  

A CGM denunciou o caso à Polícia Civil que passou a investigar o caso há cerca de 1 ano. Na investigação foi constatado que a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, na gestão de 2020, contratou o Instituto investigado para realizar uma ação social no período do Carnaval, tendo esse instituto contratado uma empresa terceirizada para realizar o serviço, mas essa empresa não fez a devida prestação de contas, apresentado uma nota fiscal geral para todos os gastos e serviços contratados para execução do evento.  

O EVENTO QUASE MILIONÁRIO 

Segundo a investigação, o evento que recebeu quase R$ 800 mil de verbas públicas foi o o “Carnaval também é saúde e esporte”, ocorrido nos dias 22 e 25 de fevereiro de 2020 nos bairros Anita Ferraz, Cidade Jardim e Pedra Mole, todos na zona Norte da capital. No site da Prefeitura Municipal de Teresina, ainda está disponível uma matéria informando que o evento terá “formato dinâmico e animado, a programação do evento inclui competições esportivas, programação cultural e cortejos carnavalescos de blocos”. 

Polícia apreendeu veículo que teria sido adquirido com dinheiro destinado para realização do evento carnavalesco (foto: Polícia Civil)

“No evento tinhas bandas locais e outras atrações, como uma corrida. Mas, essa ação esportiva teria o custo de R$ 20 mil, por exemplo. Por isso, a investigação. As pessoas que prestaram serviço, ouvidas pela investigação, contaram que à empresa do evento fez os pagamentos em dinheiro e sem qualquer nota”, explicou o delegado Dennis Sampaio, que comanda a Operação.  

PRISÃO DE EMPRESÁRIO, APREENSÕES DE CARRO E ARMA 

Nesta primeira fase da Operação foram alvos dos mandatos, a sede do Instituto, o presidente da Instituição, dois empresários e um produtor cultural da capital.  Na ocasião, a Polícia prendeu um dos empresários por encontrar na casa dele uma arma de fogo sem registro e munições. A Polícia, também, apreendeu um veículo de luxo que pode ter sido adquirido com o dinheiro do evento. O carro está no nome da empresa contratada pelo Instituto para realizar o evento.  

Após o cumprimento dos mandados, a polícia vai analisar os documentos apreendidos e verificar se há participação de vereadores e outros funcionários públicos no esquema, sendo que os investigados poderão ser denunciados pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e desvio de dinheiro público (peculato). 

Apreensão de arma levou a prisão de empresário investigado pela polícia (foto: Polícia Civil) 


Comente aqui

DOUTOR PESSOA QUE MANTER O PSD NA SUA BASE

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos) tem intensificado as conversas e tentativas de acalmar os ânimos do Partido Social Democrático (PSD), comandado no Estado pelo deputado Federal Júlio César (PSD), para que mantenha a sigla em sua base de apoio na gestão municipal e para reeleição de 2024.  

Doutor Pessoa disse que aguarda posição do PSD sobre a indicação para Secretaria de Agropecuária (Foto: Jailson Soares/ PD)

O problema é o que os caciques do partido parecem não satisfeitos com o espaço do partido dentro da gestão municipal. Atualmente, o PSD tem a indicação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), comandada pelo vereador Renato Berger (PSD), que está licenciado do Legislativo.  

O PSD, também, tinha até o fim do ano passado a indicação da Secretaria Municipal da Juventude, tendo sido indicado e ocupado a secretaria até então, o suplente de vereador Eduardo Draga Alana (PSD), mas Draga Alana foi exonerado ainda no fim de 2022. Para o lugar dele assumiu o advogado Liu Grazianni, indicado pelos vereadores Neto do Angelim e Valdemar Virigno, que deixaram o Progressistas para se alinha a gestão de Doutor Pessoa.  

Por conta disso, o PSD esta de olho na vaga ocupada na Câmara pelo suplente de vereador Antônio José Lira (Republicanos), que é o líder do prefeito no Legislativo e, principal aliado do ex-vereador Jeová Alencar (Republicanos). Jeová se elegeu deputado estadual em 2022 e, agora, em 2023 deixou o legislativo estadual para assumir um cargo de Superintendente da SAAD Sul da Prefeitura de Teresina.  

ACALMANDO OS ÂNIMOS 

Para não mexer no seu líder na Câmara e nem desagradar o aliado Jeová Alencar, o prefeito Doutor Pessoa disse ter se reunido há poucos dias com o deputado Federal Júlio César e ofertado ao PSD a secretaria de produção Agropecuária da Prefeitura de Teresina.  

“Isso ficou em conversação, eles vão analisar se aceitam. É isso que nós temos. A SEMEL já é do PSD, que é uma secretaria pujante de atos e ações enormes. E aí eu ofereci também a de produção agropecuaria, mas aí parou (as conversas)", finalizou o prefeito Doutor Pessoa.  

Comente aqui

CÂMARA HOMENAGEIA E CRIA PROCURADORIA DA MULHER

A Câmara de Vereadores de Teresina realizou nesta quarta-feira (8) uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A sessão contou com a presença das vereadoras e servidoras da Casa Legislativa e outros convidados como o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos) e a delegada de Polícia Civil, Eugenia Villa. Na ocasião, a Câmara realizou a instalação e posse da Procuradoria da Mulher, dentro da estrutura da Câmara, que será responsável por promover maior participação das vereadoras nas decisões do Legislativo. 

Vereadora Pollyana Rocha, Teresinha Medeiros e Elzuila Calisto comandarão a Procuradoria da Mulher na Câmara (foto: Jailson Soares/ PD)

A nova procuradoria foi criada ainda nessa terça-feira (7), através da resolução normativa nº 125/2023, que instituiu que o órgão será constituído de uma Procuradora da Mulher e de uma Procuradora Adjunta e uma Secretária, designadas pelo Presidente da Câmara, a cada dois anos, com a possibilidade de recondução automática da Procuradora em exercício para mais um mandato. 

Já na sessão desta quarta-feira, o presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT), fez a leitura da normativa que criou a procuradoria e anunciou as parlamentares que vão compor a Procuradoria. Como procuradora foi escolhida a vereadora Pollyana Rocha (PV), sendo a procuradora adjunta a vereadora Teresinha Medeiros (UB), já a vereadora Elzuíla Calisto foi nomeada como secretaria da procuradoria. Ao final de sua fala, Enzo fez um discurso destacando que o dia 8 de março é “mais que uma data comemorativa, é um manifesto das conquistas políticas e sociais e econômicas das mulheres ao longo dos anos”, destacou Enzo. 

Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, compareceu a solenidade na Câmara (Foto: Jailson Soares/PD)

A presidente da Procuradoria Pollyana Rocha destacou que na legislatura atual somente 20% dos eleitos são mulheres, por isso, a necessidade de criação da Procuradoria para dar mais voz à essas paramentares. "Apesar dos avanços e notórios da mulher em todos os setores da sociedade, ainda, é baixa a presença feminina no cenário político brasileiro. Diante disso, mostra-se pertinentes a criação de mecanismo que possam atenuar essa discrepância com objetivo de garantir a representatividade das mulheres (...). Por isso, a procuradoria vem para dar mais visibilidade a voz da vereadoras eleitas, além de ser um espaço de discussão para promover políticas públicas para o público feminino, combatendo a discriminação e violência de gênero”, justificou a vereadora. . 

Já ao fim da sessão, uma das convidadas da solenidade, delegada Eugênia Villa, que é diretora de avaliação de Riscos Sociais da Secretaria de Segurança Pública do Piauí,  apresentou às vereadoras e ao público presente a necessidade de um trabalho em conjunto entre os órgãos para combater a violência contra mulher. A delegada fez uma breve explanação dos trabalhos já desenvolvidos pela Secretaria de Segurança no Estado e, em especial, em Teresina, onde os dados tem ajudado a traçar estratégias de ações sociais para o público feminino.  

Delegada Eugênia Villa chama atenção para os dados e indicadores de violência contra mulher em Teresina (foto: Jailson Soares/ PD)

“O que é bom para uma mulher é bom para todo mundo. A final de contas, todos nascemos de uma mulher, todos e todas viemos de uma mulher. Sem nenhuma conotação religiosa, pois sou católico pelo direito de decidir, mas respeito todos os credos e não credos. É preciso ter esse olhar de uma política e fiscalização das leis que são editadas de conjuntos habitacionais, todas as ruas e logradouros que se projetem para proteger as mulheres e as meninas”, destacou Eugenia Villa.  

Ao final, o evento foi encerrado com o coral de vozes da Câmara de Teresina (Veja acima todo a transmissão da sessão!).  

Comente aqui

NO PIAUÍ, MINISTRA CRITICA PERSEGUIÇÃO À CULTURA

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, inaugurou nesta terça-feira (7) o busto da primeira advogada do Brasil, Esperança Garcia. A cerimônia aconteceu na sede da OAB Piauí e contou com a presença do presidente da OAB Piauí, Celso Barros, do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), e outras autoridades do Estado. Na ocasião, além de inaugurar um busto de Esperança Garcia, a ministra do Governo Lula concedeu uma entrevista coletiva à imprensa onde ressaltou a importância de incentivar, valor e investir na Cultura como vetor de transformação social, e anunciou investimentos de mais de R$ 20 milhões para Cultura no Estado.  

Ministra da Cultura anunciou investimento de R$ 20 milhões para o Piauí através da Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc (foto: Jailson Soares/ PD)

Segundo a ministra, os decretos que vão entrar em ação irão proporcionar investimentos em todo País, inclusive para o Piauí. "Serão R$ 20 milhões da Lei Paulo Gustavo para o Piauí. Vamos fazer com o Piauí e todos os estados isso, o ministério vai dispor uma assistência para auxiliar nas políticas públicas da lei Paulo Gustavo e da Lei Aldir Blanc. Nós precisamos entender que a cultura do Brasil é um vetor de transformação social e econômico. Precisamos colocar em ativa esse elemento que ajuda o País, que está tentado tirar o povo da fome”, ressaltou a ministra.

REPRESENTATIVADE DE ESPERANÇA GARCIA

Em novembro de 2022, o Conselho Federal da OAB, reconheceu Esperança Garcia como a primeira Advogada do Brasil. Símbolo de resistência, Esperança foi uma escrava que lutou pelo Direito, tendo escrito uma carta em 1770, com certa natureza jurídica, tendo em forma de uma petição denunciado os maus tratos ao então Governador da Capitania de São José do Piauí denunciando os maus-tratos que ela e sua família sofriam. A Fazenda ficava onde hoje é a sede do município de Nazaré do Piauí.  

Ministra destacou que carta de Esperança Garcia é um retrato da história de luta do povo negro no país (foto: Jailson Soares/ PD)

Já nesta terça-feira (7), Esperança foi homenageada na OAB com a inauguração de um busto com a representatividade de seu rosto. “Primeiro que dizer que é motivo de muita alegria de etar aqui no Piauí, porque essa história (da Esperança Garcia) representa a memória, a luta, a injustiça que vem sendo cometida com o povo negro do Brasil desde a época da escravidão. Não necessitaria, se a gente fosse uma sociedade que realmente estivesse construindo uma história nova, não necessitária de um documento para comprovar a nossa própria palavra em relação aos demandos que o povo negro sofreu”, ressalta Margareth.  

Para a ministra a própria história de luta e o que sofreu o povo negro já deveria servir para que tivessem seus direitos essenciais assegurados. “A verdadeira história de como povo negro chegou aqui e foi tratado, já serviria de uma ação, um motivo potente de descriminação racial e social, para que as pessoas pudessem ter seus direitos ao acesso saúde, educação e trabalho, respeitados. Graças a deus que se achou esse documento (carta da Esperança Garcia) para mostrar que o povo negro luta por um lugar com respeito dentro da sociedade brasileira”, declarou.

Busto foi doado a OAB pela Secretaria Estadual de Cultura e é obra do artista piauiense Braga Tepi (foto: Jailson Soares/ PD)

RESTRUTURAÇÃO DA CULTURA NO BRASIL

Durante a coletiva, a ministra Margareth Menezes enfatizou que está reconstruindo o ministério da Cultura do país, segundo ela, que foi esquecido e desestrutura no governo anterior do presidente Jair Bolsonaro (PL).  

“Os que nos encontramos foi, realmente, um ministério desmontado. Todos temos acesso ao diagnóstico que foi feito e em cima desse diagnóstico estamos cumprindo já algumas realizações dos primeiros 100 dias do ministério. Ontem (6/3), por exemplo, fizemos um seminário, nosso primeiro seminário interno para poder inteirarmos da nossa realidade. Todos juntos, vendo e amadurecendo as pautas de como vamos fazer para exercutar as ações do ministério. Como as ações da Lei Paulo Gustavo, a retomada e reconstrução da Fundação Palmares que foi desmontada”, explicou.  

Em cerimônia lotada, Margaret destacou que vai reconstruir a Cultura no País (foto: Jailson Soares/ PD)

Ainda segundo a ministra, o Ministério da Cultura tem incentivado a valorização do nosso patrimônio histórico. “As pautas do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico NAcional) e IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), o IPHAN já está, graças a Deus, atuando com seu presidente Leandro Grass e toda sua equipe. O IBRAM, também, já está voltando a atuar. Foram muitas coisas desmontadas e nós estamos aí voltando ativa”, ressaltou.

Para ministra, no governo anterior o setor da Cultura estava fechado e parado, mas agora pretende trazer a sua experiência da realidade do meio para voltar a fomentar o setor no país.  

"Pra mim, eu me senti honrada como artista pelo convite recebido pelo presidente Lula, pela sensibilidade onde ele me ver com uma representativa de mulher negra que sou, de 35 anos de carreira, gestora da minha própria carreira. Podendo levar pra dentro do ministério um pouco da realidade verdadeira do setor artístico cultural do Brasil. Precisamos potencializar, destravar as ações para o fomento da cultura e da arte no país inteiro. Poque a cultura é um vetor de desenvolvimento econômico (...). As Distribuição das leis de fomento, estamos providenciando, com muito trabalho e muito respeito. Hoje, o Ministério da Cultura é aberto ao diálogo ao setor de cultura, porque estava fechado”, afirma Margareth.

PERSEGUIÇÃO À CULTURA  

A ministra Margareth criticou o que chamou de perseguição a figura do artista e as expressões culturais do país, nos últimos anos. Tendo em vista, que a atividade Cultural envolve não só o artista, mas outros diversos trabalhadores do setor.  

Sem citar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro, ministra destacou, por várias vezes, que a Cultura no país estava sendo perseguida e desestruturada (foto: Jailson Soares/ PD)

“A cultura é feita por diversas expressões, os artistas, os chamados agentes culturais e todos os trabalhadores da cultura. Isso representa orquestras, museus, músicos, trabalhadores das partes técnicas, contrarregras, técnicos de som, cinegrafistas, esse que é o lugar da cultura. Essa perseguição da expressão ou da figura é muito danosa para o país. Eu quero saber aqui se o Piauí tem orgulho de seus artistas?”, todos da coletiva respondem sim. “O Piauí tem orgulho da sua cultura?” , novamente todos ecoou-se um sim. “Então, porque perseguir a cultura?”, questionou a ministra.

Outro ponto ressaltado por Margareth foi o retorno dado à quem investem em Cultura. “A cultura é um vetor para transformação, tá comprovado em pesquisas que para cada R$ 1  investido na cultura, é retornado R$ 1,60. Se é 4% a 6% que uma pessoa física ou empresário pode investir na cultura, porque não investir? é um direito dado pela constituição. É direito dado pela constituição o fazer cultura e dar acesso ao povo a cultura”, afirmou.

Para a ministra a perseguição a leis de fomento e incentivo são maiores no Ministério da Cultura. “Em todos os ministérios tem lei de fomento. Por que só o da cultura é perseguido? Porque a cultura é um vetor de transformação? Emancipação social e transformação social, principalmente, das pessoas mais pobres e simples, por isso, se persegue a cultura. A cultura brasileira é a décima terceira mais respeitada no mundo e quem conquistou isso foi o fazedor de cultura, trabalhador de cultura do país. Precisamos investir em cultura”, concluiu Margareth Menezes.  



Comente aqui

FEDERAÇÃO DO PP E UNIÃO BRASIL DEVE SAIR EM 10 DIAS

O ex-ministro da Casa Civil e senador Ciro Nogueira (Progressistas) reuniu na manhã desta segunda-feira (6) a cúpula do seu partido para discutirem os rumos da sigla nas próximas eleições de 2024 na disputa pela prefeitura de Teresina (PI) e das maiores cidades do interior.  Além de definir estratégias, o senador falou sobre a possibilidade de uma federalização entre o Progressistas (PP) e o União Brasil (UB).  

Senador acreditar que federalização vai deixar o PP e o União Brasil como o partido mais força do país (foto: Jailson Soares/ PD)

Segundo o senador, que foi o presidente do Progressistas nos últimos anos, a federalização entre as siglas deve sair nos próximos 10 dias. Caso se concretizem a união, a sigla passaria a se chamar “União Progressista” e ficaria com a maior bancada de deputados federais na Câmara, somando 107 parlamentares, número maior que a bancada do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, que possuí 99 parlamentares.  

A federalização das siglas passa por acordos e conversas comandadas pelo senador Ciro Nogueira, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP), e o presidente do UB, Luciano Bivar.  “Acredito que nos próximos 10 dias devemos anunciar ou não essa Federação. Se concretizada, terá um capital político muito grande, se tornando o maior da Câmara e do Senado, e isso vem para fortalecer. Mas, um casamento tem que se quando os dois querem. Nós, ainda, estamos avaliando tanto para o Progressistas quanto do lado do União Brasil”, destacou Ciro Nogueira. 

No Piauí, Ciro já articula com aliados do Progressistas para as campanhas municipais de 2024 (foto: Jailson Soares/ PD)

Com a federalização, o partido União Progressista, também, teria o maior número de cadeiras no Senado somando 16 no total, sendo 10 do UB e 6 do PP. Atualmente, o PL tem o maior número de cadeiras com 14 senadores.  

Comente aqui

GOVERNADOR ESCOLHE CARLA YÁSCAR PARA DEFENSORIA

A defensora pública Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior foi a escolhida pelo governador Rafael Fonteles para o cargo de defensora pública geral do estado do Piauí, biênio 2023/2025. O comunicado foi feito pelo governador no fim de semana, por meio de suas redes sociais. Na manhã de sexta-feira (3),  o governador recebeu em audiência os três candidatos que compuseram a lista tríplice eleita pela categoria. Junto com o anúncio do nome da nova defensora-geral, Rafael Fonteles também divulgou a destinação de uma suplementação orçamentária e financeira no valor de R$ 3 milhões  para a Defensoria Pública, visando contribuir para a interiorização das atividades da Instituição. (Veja matéria!)

Carla Yáscar Belchior compôs a lista tríplice juntamente com os defensores públicos João Batista Viana do Lago Neto e Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro (foto: Ccom)

Carla Yáscar Belchior é a atual subdefensora pública geral do estado do Piauí, cargo que ocupou nos dois mandatos do atual defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis. Além de desempenhar as funções inerentes ao cargo, Carla Yáscar Belchior também coordena, com êxito, os projetos Defensoras Populares, destinado à capacitação de lideranças comunitárias femininas para que se tornem agentes multiplicadores de direitos humanos e direitos das mulheres junto às suas comunidades, contribuindo para estreitar cada vez mais o relacionamento da Instituição com o seu público assistido; e Força-Tarefa Defensorial, que atua junto aos presídios visando dar celeridade aos processos e desafogar o sistema penitenciário do Piauí.

“Após conversar com os três candidatos da lista tríplice  da Defensoria Pública do Estado do Piauí, fiquei muito satisfeito com a qualidade técnica e o firme propósito de trabalho de cada um deles. Confesso que fiquei diante de uma decisão bem difícil. Após muita reflexão , decidi indicar a Dra. Carla Yascar Bento Feitosa Belchior como a nova defensora pública geral do estado do Piauí. Desejo muito sucesso nesse trabalho para a população de baixa renda . O Poder Executivo quer trabalhar unido com cada um dos 114 defensores e defensoras públicas do estado do Piauí nessa importante missão”, disse o governador Rafael Fonteles.

O defensor público geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques, destacou a satisfação em passar o mandato para alguém que dará continuidade aos avanços alcançados na Defensoria. “É com muita satisfação que recebemos a escolha do governador Rafael Fonteles, acreditamos que a defensora pública Carla Yáscar Belchior tem a competência essencial para dar continuidade a todos os avanços alcançados até hoje dentro da Instituição, Ganha a Defensoria Pública e, principalmente, a população piauiense com a indicação do governador. Sabemos que a defensora Carla Yáscar cumprirá com seriedade o papel de trabalhar para cada vez mais fortalecer a Defensoria Pública do Piauí, uma instituição que faz a diferença como levando acesso à justiça gratuita e integral a todos os que se encontram em situação de vulnerabilidade. Aproveito para agradecer aos demais colegas, João Batista Viana do Lago Neto e Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro, que colocaram seus nomes à disposição e compuseram a lista tríplice, sabemos que o interesse de todos é fortalecer a Instituição”, afirmou.

A defensora pública geral nomeada, Carla Yáscar Belchior, agradeceu a indicação do governador Rafael Fonteles e falou sobre os rumos da Defensoria Pública em sua gestão. “Nosso principal desafio é seguir trabalhando para tornar a Defensoria Pública cada vez mais forte, buscando a máxima eficiência no uso dos recursos e tecnologias para melhorar as condições de trabalho em todos os setores, o que certamente  se reverterá em um atendimento cada vez mais qualificado ao nosso público assistido, tanto na capital como no interior do Estado. Agradeço ao governador Rafael Fonteles pela confiança depositada, a cada defensor e defensora, que confiram no nosso nome, bem como ao apoio recebido de vários setores da população, assim como de servidores e servidoras da Defensoria. Estejam certos e certas que o nosso trabalho será voltado para todos e todas. Vamos, unidos, trabalhar pelo engrandecimento da nossa Instituição”, afirmou.

Fonte: Ccom


Comente aqui

NOVAS DELEGACIAS CONTRA AS FACÇÕES CRIMINOSAS

O Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), assinou no fim da manhã desta sexta-feira (3) os decretos que criam nove novas delegacias especializadas para Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), durante cerimônia no Palácio de Kanark. As novas unidades deverão trabalhar no combate às faccções criminosas, além das novas delegacias, o Governo criou um Núcleo de Apoio à Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos (NARFF) e promoveu o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) à condição de departamento, com a nomenclatura de DRACO.  

Cerimônia aconteceu no Palácio de Karnak em Teresina (PI)

Pelos decretos deverão ser criadas quatro delegacias especializadas na capital e outras cinco no interior, nas respectivas cidades de Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri e Bom Jesus. "A escolha por esses municípios tem como base as estatísticas, que apontam eles como os de maior reincidência de casos e demandas. Mas a atuação se estende para todos os outros municípios também", explicou o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas.  

Já o DRACO surge a partir da necessidade de uma unidade na estrutura organizacional da Polícia Civil do Estado do Piauí especializada no enfrentamento às organizações criminosas habituadas na prática de infrações penais violentas.  

 "O objetivo é reprimir e investigar, especialmente, crimes de lavagem de dinheiro, de extorsão mediante sequestro, de furto ou de arrombamento a caixas eletrônicos, de roubo a bancos, instituições financeiras e de transportes de valores, quando demandem investigação especializada ou decorrente da ação de associações ou organizações criminosas", ressaltou os ecretário. 

 O NARFF, por outro lado, deve sua criação ao elevado número de ocorrências relacionadas a roubos e furtos de aparelhos celulares, e a consequente necessidade de fomentar ações que promovam a repressão qualificada desse tipo de crime.  "A ideia do núcleo é prestar auxílio às investigações das delegacias de Polícia e/ou realizar diligências preliminares, por determinação do delegado-geral, para recuperar celulares furtados e roubados", destaca Chico Lucas.  

Governo nomeou novos delegados que estavam no curso de formação para ocupar delegacias que terão os delegados titulares realocadas para novas unidades (foto: reprodução redes sociais)

Para assumir as novas delegacias, alguns delegados serão relocados para as novas unidades. Por conta disso, ainda na cerimônia desta sexta-feira, o governador Rafael Fonteles nomeou novos delegados, que estão finalizando o curso de formação para assumir as unidades desguarnecidas. 

Para cinco Delegacias Especializadas no interior Piauí foram nomeados: 

1. RONI DA ROCHA SILVEIRA - Unidade Floriano 

2. JOAO FILIPE DE ARAUJO SAMPAIO LEITE - Unidade Bom Jesus 

3. LUCAS KLINGER MARINHO LEITÃO - Unidade Piripiri 

4. AGENOR FERREIRA LIMA JUNIOR - Unidade Picos 

5. PERIKLES DA FONSECA LIMA - Unidade Parnaíba 

Para as quatro unidades do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) em Teresina: 

CHARLES DE HOLANDA PESSOA (Chefe do DRACO) 

Delegados: 

-FRANCISCO CARLOS EDUARDO AQUINO ARAUJO 

-FRANCÍRIO LOPES QUEIROZ 

- JULIO CESAR RIBEIRO DE CASTRO  

-LAERCIO IVANDO EVANGELISTA PIRES FERREIRA 

Comente aqui

BANCADA FAZ A DIVISÃO DOS CARGOS FEDERAIS NO PIAUÍ

Após três meses de indefinições quanto as ocupações dos cargos federais no Piauí, que nos últimos anos era ocupados por indicação dos Bolsonaristas, a bancada piauiense que integra a base do Governo Lula em Brasília (DF) definiu quem ficará com a indicação de cada órgão Federal no Piauí.  


A definição saiu após uma reunião de mais de três horas, na noite dessa quarta-feira (1º), na casa do líder da bancada piauiense em Brasília, o deputado Federal Flávio Nogueira (PT). Após o encontro, que terminou com um jantar, o clima foi de confraternização entre os parlamentares e o senador Marcelo Castro (MDB), que após várias discussões mais acaloradas sobre essa divisão, enfim, dividiram o bolo dos cargos políticos no Estado.  

Os órgãos com maior receita para gastos e maior número de funcionários, os mais cobiçados, ficaram mesmo sob a indicação dos senadores Marcelo Castro e Wellington Dias (PT), além dos parlamentares com maior tempo de casa como Júlio César e o próprio Flávio Nogueira. Com isso, a divisão ficou da seguinte forma: 

DNOCS – Para chefiar a Superintendência do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas no Piauí - a indicação será do deputado Federal Júlio César.  

DNIT – Para a superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Piauí a indicação será do senador e agora ministro Wellington Dias. 

CODEVASF – Para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba no Piauí- a indicação será do senador Marcelo Castro.  

CPRM – Para Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, com nome de fantasia Serviço Geológico do Brasil – no Piauí - a indicação será o deputado Federal Merlong Solano (PT). 

 CONAB – a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Piauí será indicada pelo deputado Federal Merlong Solano (PT). 

ECT - Para direção dos Correios e Telégrafos a indicação será do deputado Francisco Costa (PT). 

CHESF – Para a chefia da Companhia Hidrelétrica do São Francisco no Piauí, a Companhia ainda está em processo de privatização e, por isso, não houve indicação  

DNPM – Para a chefia do Departamento Nacional de Produção Mineral no Piauí a indicação será do deputado Jadyel Alencar (PV).  

 Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no PIauí - será indicada pelo deputado Federal Castro Neto (PSD).  

 INSS – Para superintendência do Instituto Nacional do Seguro Nacional no Piauí a indicação será do deputado Marcos Aurélio (PSD). 

 IPHAN – Para o Instituto do Patrimônio Humano Artístico Nacional no Piauí – a indicação será do deputado Merlong Solano (PT).  

 INCRA – Para a superintendia do Piauí do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária   a indicação será do deputado Francisco Costa. 

 IBAMA – para Superintendencia do Ibama no Piauí a indicação será do deputado Flávio Nogueira. 

 Superintendência da Pesca e Aquicultura - indicação de Jadyel Alencar  

 Superintendência do Trabalho e do Emprego no Piauí - indicação de Castro Neto. 

 Superintendência Federal de Agricultura Pecuária e Abastecimento no Piauí será indicado pelo deputado Marcos Aurélio (PSD) 

 Secretaria do Patrimônio da União -SPU no Piauí a indicação será do deputado Federal Florentino Neto (PT).  

 Superintendência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no Piauí a indicação será do deputado Flávio Nogueira.  

A indicação da Superintendência do Banco do Brasil no Piauí ficará com o deputado Marcos Aurélio.  

CEF - Superintendência da Caixa Econômica Federal no Piauí será do deputado Federal Júlio César.  

 GEAP - Flávio Nogueira  

 Superintendência do Ministério da Saúde no Piauí será do deputado Florentino Neto.  

 Superintendência do Ministério da Economia no Piauí e da Delegacia da Receita Federal será do Flávio Nogueira  

 CASSI- Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil no Piauí ficará sob indicação do deputado Castro Neto Neto 

A superintendência do Icmbio no Piauí será indicação do deputado Jadyel Alencar. 

Comente aqui

GOVERNO QUER OBRAS DE ADUTORA E BARRAGENS NO PI

O governador Rafael Fonteles estabeleceu nesse fim do mês de fevereiro metas no que diz respeito ao monitoramento das barragens de responsabilidade do Estado e à retomada de obras coordenadas pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi). Esses assuntos foram tratados em encontro com o diretor-presidente do Idepi, Felipe Eulálio. Na oportunidade, os gestores trataram sobre as principais ações que serão desenvolvidas pelo órgão ao longo desta gestão do Governo do Estado. 

Dentre as obras que serão geridas e retomadas pelo Idepi, o governador citou a Barragem de Atalaia, no Extremo Sul do Piauí, na região de Corrente; a adutora Padre Lira, na região do município de Dom Inocêncio; a Barragem de Tinguis, que fica entre os municípios de Brasileira, Piracuruca e Batalha. 

Adutora do Litoral está pronta e para funcionar falta apenas interligação com o sistema da Agespisa (foto: Ccom)

Outra obra que foi abordada durante o encontro foi a Adutora do Litoral, que já foi concluída. Segundo o governador, ela precisa de interface com a Agespisa para que a água chegue todo dia e o dia inteiro em todas as casas da região. 

“São obras como essas que fornecem água para o consumo humano e para a produção agropecuária que têm a ver com o trabalho do Idepi, além da restauração de rodovias e mobilidade urbana, que o instituto toma conta junto com outras secretarias e faz muito bem feito”, declarou Rafael Fonteles. 

Governador definiu metas a serem cumpridas pelo novo gestor do IDEPI (foto: Ccom)

O chefe do Executivo piauiense disse que acredita no bom trabalho que será desenvolvido no cumprimento das metas estabelecidas nessas áreas de atuação do Estado. “Felipe Eulálio, grande engenheiro, experiente gestor que está à frente do Idepi, já teve a experiência frente ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Nós fizemos esse rodízio de gestores para oxigenar cada área e imprimir o ritmo diferenciado em cada uma delas para melhorar a gestão pública. Estou muito confiante que o Idepi vai cumprir todas as metas”, comentou Rafael Fonteles. 

O gestor do Idepi destacou que está preparado para a missão. “Temos alguns desafios, mas estamos preparados para cumprir as metas estabelecidas pelo nosso governador, que tem como principal objetivo impactar a vida das pessoas, levando qualidade de vida para cada cidadão” disse Felipe Eulálio. 

Com informações da CCom

Comente aqui

PDT JÁ TRABALHA NOME PARA PREFEITURA DE TERESINA

Os vereadores de Teresina do Partido Democrático Trabalhista (PDT) estiveram nesta semana em Brasília (DF) para buscar apoio para ações e projetos na capital, bem como fortalecer o partido para a disputa das eleições municipais de 2024. Na viagem, o presidente municipal do PDT, vereador Evandro Hidd, o vereador Allan Brandão e o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, se reuniram com o ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT do Piauí), e com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que é presidente nacional do PDT.  

Em sua rede social, o vereador Evandro Hidd declarou que além desejarem boa sorte ao ministro Lupi à frente do ministério, também, já definiram que o partido terá candidato a prefeito nas eleições de 2024 em Teresina. “Na oportunidade, tratamos sobre a reestruturação partidária do PDT no Piauí, o seu fortalecimento no Estado, especialmente na cidade de Teresina, onde terá candidatura majoritária, e candidaturas buscando a eleição do prefeito e de cinco vereadores na capital. Encontro produtivo e com boas novas para o nosso Estado e para a nossa capital”, destacou Hidd.  

Atualmente, o PDT tem três vereadores eleitos na Câmara, sendo um deles o presidente da Casa, Enzo Samuel, e os vereadores Evandro HIdd e Allan Brandão. Para 2024, o partido busca ampliar sua bancada para cinco parlamentares e ter ainda um candidato à Prefeitura da capital. O nome da vez é o do presidente Enzo Samuel que tem buscado apoio de diversas siglas para empreitada, inclusive tem mantido diálogo com o PT, através do governador Rafael Fonteles (PT).

Vereador Leonardo Eulálio (PL), também, acompanhou pedetistas em Brasília. Na foto, visita ao ministro piauiense Wellington Dias onde buscaram apoio para ações sociais em Teresina, como o cadastro de pessoas em situação de rua (foto: rede social)

Comente aqui