Ministro da Saúde participará de audiência nesta quarta-feira

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participará de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (8), a partir das 9h.

Além de apresentar as prioridades e os principais problemas enfrentados pela pasta, o ministro deve esclarecer denúncias recentes feitas contra o Programa Mais Médicos.

Reportagem da TV Bandeirantes mostrou uma reunião em que representantes da Organização Pan-Americana da Saúde e do Ministério da Saúde supostamente combinavam favorecimentos ao governo cubano.

O programa foi criado em 2013 pelo governo Dilma Rousseff com a intenção de levar médicos a regiões carentes e distantes dos grandes centros urbanos, pouco atrativas para os profissionais brasileiros.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem hoje 1,8 médico por mil habitantes, índice menor que o da Argentina (3,2) e de Portugal (3,9), com o agravante de ter uma distribuição desigual entre os estados.

Ainda segundo o governo, desde que foi criado, o programa levou mais de 14 mil profissionais a 3.785 municípios brasileiros com sérios problemas na área de saúde. Dentre os médicos estrangeiros, a maioria veio de Cuba, por meio de convênio que tem sido alvo de questionamento por senadores da oposição.

O ministro virá de forma espontânea à CAS. Antes de ouvi-lo, os parlamentares farão uma reunião deliberativa, com seis itens na pauta.

Fonte: Agência Senado

Comente aqui