PMDB elege hoje seu novo líder na Câmara

O otimismo é nítido nos dois lados que disputam a liderança do PMDB na Câmara na tarde de hoje (17). O atual líder, Leonardo Picciani (RJ), aproveitou as poucas horas antes da eleição para se reunir com correligionários. Ele considera a sua recondução como certa. “Temos novos apoiamentos e confiança que iremos obter uma vitória expressiva mais tarde, com maioria consolidada. Acreditamos que teremos acima de 40 votos, o que vai deixar nítida a posição da bancada no rumo da busca da unidade, da independência e que tenha como prioridades os seus temas”, afirmou.

O parlamentar do Estado do Rio manteve sua plataforma de campanha em Brasília conversando com aliados e insatisfeitos com seu trabalho. A favor de Picciani, contam o apoio do governo e a ampliação da bancada na Câmara com o retorno de titulares que ocupavam cargos no Executivo e foram exonerados para participar das eleições de hoje à tarde. É o caso do ex-ministro da Saúde, Marcelo Castro, que foi indicado para a pasta por Picciani nas negociações com o Planalto na última reforma ministerial.

A volta de peemedebistas à Câmara é um dos principais alvos de crítica de deputados insatisfeitos com Picciani e sua relação próxima com o Planalto. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apoiador público do concorrente à vaga, Hugo Motta (PB), tem encabeçado alguns dos ataques à estratégia que, segundo ele, é um crescimento “artificial” da bancada, mas Picciani tem outra análise sobre o cenário e nega que essa movimentação foi motivada por qualquer tipo de preocupação com o resultado numérico da eleição de hoje.

“Foi uma decisão do ministro [da Saúde] que é o único parlamentar do PMDB no seu estado. Mesmo os outros titulares que reassumiram, este é um evento partidário que só ocorre uma vez por ano, portanto, é natural que os titulares desejem exercer essa titularidade neste momento. Isto demonstra a confiança que esses parlamentares têm no meu trabalho”, disse.

Fonte: Agência Brasil.

Comente aqui