Dilma deve discutir 'pacto' em reunião com governadores

A presidente Dilma Rousseff deverá se reunir na próxima semana em Brasília com governadores para discutir um "pacto pela governabilidade".

A reunião ocorrerá em meio a um ambiente político e econômico de turbulência. O governo enfrenta dificuldades para aprovar matérias no Congresso e ainda tem sofrido derrotas com a aprovação de projetos que contrariam seus interesses. Na área econômica, o anúncio da redução da meta de superávit provocou reações entre os agentes econômicos, com alta do dólar e risco de rebaixamento da nota do Brasil entre agências internacionais de avaliação de risco.

Na noite desta sexta (24), o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, confirmou que haverá a reunião no dia 30 de julho.

Segundo ele, a pauta será decidida na próxima segunda (27), durante a reunião da coordenação política – grupo formado por Dilma, o vice-presidente Michel Temer e os ministros mais próximos dela, como o próprio Edinho, Aloizio Mercadante (Casa Civil), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral) e Jaques Wagner (Defesa).

“Não estou sabendo [todos os itens da pauta do encontro com os governadores]. Até onde eu sei, ela [Dilma] vai definir a pauta na reunião de coordenação na segunda-feira. Tem uma série de temas a ser tratado pelos governadores, inclusive a questão do ICMS, a repatriação, agora não tem uma pauta definida. Ela vai discutir na reunião de coordenação na segunda-feira. ”, afirmou.

REUNIÕES

Desde o início do ano, a presidente manteve uma série de reuniões com governadores no Palácio do Planalto. Na semana passada, por exemplo, ela recebeu na capital os governadores do Sudeste, que manifestaram a ela apoio à reforma do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Em março deste ano, ela se reuniu com os governadores do Nordeste. Na ocasião, eles manifestaram apoio ao governo e se comprometeram a articular com as bancadas dos estados no Congresso Nacional apoio ao ajuste fiscal.

Fonte: G1

Comente aqui