Deputados prometem 'reação' se houver manobra

Líderes de partidos da base aliada e da oposição ouvidos pelo G1 disseram que vão “reagir” se o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ou aliados manobrarem para impedir os trabalhos do Conselho de Ética.

Na semana passada, deputados da oposição e de partidos ditos independentes deixaram o plenário da Casa, durante sessão de votação, em protesto contra tentativas de postergar o processo que investiga Cunha por suposta quebra de decoro parlamentar.

PSDB e DEM vão se reunir nesta terça-feira (24) para decidir se agirão para impedir as votações em plenário até que o parecer preliminar que defende a continuidade do processo do peemedebista seja votado no Conselho de Ética. PSOL, PPS e Rede já decidiram que irão obstruir as sessões.

O Conselho de Ética se reúne às 14h30 desta terça para a leitura do parecer do relator, o deputado Fausto Pinato (PRB-SP), mas a votação só deverá ocorrer na próxima semana, já que o deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), aliado de Cunha, adiantou que pedirá vista (mais tempo para analisar o caso).

“Vamos reunir a bancada para tomar uma posição em conjunto. A nossa indicação é de que haja obstrução das votações, tanto da Câmara quanto do Congresso. Que não se vote mais nada enquanto o conselho não definir o futuro do presidente. Queremos ter certeza de que o relatório será votado”, afirmou o vice-líder do PSDB Nilson Leitão (MT).

O presidente do PSOL, deputado Ivan Valente (PSOL-SP), disse que os integrantes da sigla sequer comparecerão à reunião de líderes, que ocorre toda terça para definir a pauta do plenário. "O partido vai ajudar na obstrução e não vai à reunião de líderes, porque isso seria legitimar a presidência do Eduardo Cunha", afirmou.

Fonte: G1.

Comente aqui