UM AJUDA O OUTRO

Adversários que se ajudam por força do contexto particular: Themístocles de vice aumenta as chances de Firmino candidato ao governo e Firmino candidato ao governo ajuda Themístocles a consolidar a vaga de vice de Wellington (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Há algumas semanas, algumas rodas dos bastidores da política davam Themístocles Filho como carta fora do baralho da chapa majoritária governista. Mas a dinâmica da política não respeita previsões e, hoje, o presidente da Alepi conta com o apoio de todos os petistas do entorno do governador Wellington -- a exceção é o deputado federal Assis Carvalho. Mas ao passo que o emedebista fortalece sua posição, também aumenta as possibilidades do prefeito de Teresina Firmino Filho ser candidato de oposição.

A curiosa ironia da situação é que Firmino e Themístocles já foram adversários, aliados e, agora novamente, estão em lados opostos. Cada um deles com fortes motivos para não querer que o outro se dê bem neste ano de 2018. Porém, no momento extremamente imediato, o que cada um deles quer ajuda o seu "antagonista".

Para Firmino o apoio de Ciro NOfueira é fundamental para que ele possa ser candidato ao Governo do Estado; Themístocles de vice de Wellington Dias empurra o Progressistas para fora do governo (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

Ao tomar posse da vaga de vice, Themístocles ajuda a empurrar os Progressistas para fora da base de Wellington Dias. O petista já havia prometido a vice ao senador Ciro Nogueira -- da mesma maneira que ofereceu aos emedebistas -- e o presidente nacional do Progressistas já se manifestou publicamente sobre a vontade do partido suceder o PT no governo em 2022. Sem a vice, sem acordo para eles e o caminho natural é que Ciro apoie Firmino. Esta é a condição básica para que o próprio Firmino Filho considere, de verdade, largar a Prefeitura de Teresina.

No meio de tudo está o vice-prefeito Luiz Junior, indicado por Themístocles mas, hoje, em conversas avançadas de apoio a Firmino Filho; são 2 anos e 8 meses de prefeito caso Firmino saia candidato (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

Como o atual vice de Firmino na PMT foi uma indicação de Themístocles Filho, quando aumentam as possibilidades do prefeito ser candidato ao governo, Themístocles também se fortalece como aliado de Wellington Dias e sua presença na chapa passa a se tornar fundamental para o atual governador. Claro que no meio de tudo está Luiz Junior, o vice-prefeito. Desde o episódio da eleição antecipada na Câmara, o professor tem se distanciado do presidente da Alepi. Chegou a ser hostilizado por aliados de Themístocles -- situação que foge ao estilo do presidente da Alepi. Fala-se que pode se filiar ao PSDB ou ao Progressistas para garantir o acordo de assumir a PMT por quase 3 anos. Não é pouca coisa, perguntem ao senador Elmano Ferrer (MDB).

O que vem a seguir, ninguém sabe. Mas que é engraçado que seja justamente Themístocles a ajudar Firmino a se viabilizar candidato pela a oposição, esta, sim, cada vez mais forte, isto é!

Comente aqui