THEMÍSTOCLES, O VICE DOS PETISTAS

Themístocles está conquistando o engajamento dos líderes, secretários e conselheiros no entrono do governador Wellington Dias para consolidar seu nome como vice na chapa majoritária (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

A disputa pela vaga de vice na chapa majoritária governista continua disputada. Mas se de um lado os Progressistas botam na mesa a quantidade de prefeitos filiados ao partido para demonstrar força, de outro, o deputado estadual Themístocles Filho vai ganhando apoio dentro do partido do próprio governador Wellington Dias. Dentro do PT, o nome do presidente da Alepi já parece ser o ideal dentro do MDB para a composição. Tanto que, segundo fonte do próprio partido, os secretários Franzé Silva e Rafael Fonteles -- os homens fortes e de confiança de W.Dias -- já estariam trabalhando em sua defesa.

O secretário de Fazenda Rafael Fonteles é apontado, desde o início do 3º mandato de Wellington como o mais preparado quadro do PT para sucedê-lo. Há três anos era muito cedo para falar sobre o assunto. Mas agora, já parece ser tempo. Segundo petista que prefere resguardar seu nome, Themístocles teria assumido com Rafael o compromisso de apoiá-lo para o governo em 2022. O que se avalia é que naquele ano, caso vença agora em 2018, W.Dias pode deixar o governo para disputar vaga de senado, como aconteceu em 2010. O vice -- no caso, Themístocles -- assumiria o Governo.

Rafael está vendo o cenário mais adiante para movimentar bem as peças no tabuleiro das eleições de 2018 (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Ingenuidade de Rafael? Na verdade, não. É o que tem na mesa para ele caso Wellington vá disputar o Senado. Afinal, o Progressistas já avisou que vai ter candidato em 2022 e ter a vice agora faz parte dessa estratégia. Então, com uma indicação de Ciro Nogueira para a chapa, hoje, Rafael vai enfrentar dificuldades lá na frente. Outro nome do PMDB? O único que poderia ser indicado, além de Themístocles, seria Marcelo Castro. E o deputado federal não vai deixar de tentar reeleição caso assuma o governo. Rafael, assim, quer pegar o limão que a vida lhe deu e fazer uma limonada.

Unir o útil ao agradável pode melhorar as chances de eleição do secretário Franzé Silva (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Já o apoio de Franzé Silva é construído com a participação do presidente da Câmara Jeová Alencar (PSDB). Os presidentes das maiores casas legislativas do Piauí estão muito próximos e isso eles mesmos não escondem de ninguém. E Themístocles está no meio de campo para que Jeová -- que teve 10 mil votos em Teresina para vereador em 2016 -- apoie o petista em sua campanha de deputado estadual este ano. O retorno desta movimentação é a defesa do secretário de Administração em favor do emedebista dentro da chapa majoritária na condição de vice.

Até aqui, ninguém está dando ponto sem nó.


Comente aqui