SEGUNDO RACHA NA OAB

Celso volta a disputar uma eleição de presidente após romper com o grupo de Chico Lucas, inoperante e submisso ao governo (fotoL Jailson Soares | PoliticaDInamica.com)

A falta de firmeza institucional da ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí afastou mais um conselheiro federal do grupo de Chico Lucas. Agora foi a vez de Celso Barros Neto se desligar do atual grupo submisso a Wellington Dias e Rafael Fonteles. E anunciou: também vai disputar a eleição de presidente da OAB-PI.

“Amigas e amigos dessa jornada, é chegado o momento de nos posicionarmos com firmeza diante dos desafios que se apresentam. Diante de tantas indefinições, quero que todos aqui tenham certeza de uma coisa: nosso sentimento é irreversível”, assim Celso Barros deu o primeiro aviso aos amigos via WhatsApp.

Celso acredit que é possível fazer a Ordem trabalhar mais pelos advogados e pela sociedade, o que, definitivamente, é uma verdade (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Também fez referência à falta de compromisso da Ordem nos últimos anos, já anunciando um slogan de campanha: “O certo é mais trabalho!”. Não se pode negar que a idéia foi boa, afinal, do jeito que está hoje, está errado. E Celso tem uma vantagem sobre o atual presidente e seu vice: os advogados confiam na palavra dele.

Em 2015, quando disputou com o advogado Sigifroi Moreno, o atual presidente da OAB-PI Chico Lucas venceu por uma margem apertada: 50,89% contra 47,20%, uma diferença real de pouco mais de 200 votos.

Em vídeo que circula nas redes sociais, Celso já aparece cercado de amigos advogados apontando o caminho irreversível da disputa (foto: reprodução)

Chico Lucas soube conservar seus adversários nos últimos dois anos e meio. Some a este fato, a informação de que o grupo do atual presidente está diminuindo e o seu candidato à sucessão, o advogado Lucas Villa, não parece agregar em número que compense as perdas. 

As principais críticas de opositores no que diz respeito ao trabalho da Ordem também o afeta em cheio. Sendo hoje o vice-presidente, Lucas Villa deveria ser o responsável pela coordenação das atividades das comissões permanentes da OAB. Mas passou dois anos completamente ausente dessa responsabilidade, voltando, agora, para disputar a eleição. Contam até piada sobre Villa ter precisado usar o GPS do Google Maps para lembrar onde ficava a OAB depois de tanto tempo. 

Já não faltam mais opções aos advogados.

Comente aqui