SAÚDE VIROU INSTRUMENTO POLÍTICO

Diretor do Grupo Med Imagem fez grave denúncia ao Ministério Público: IASPI e PLAMTA foram transformados em instrumento político na gestão do petista Wellington Dias (foto: Marcos Melo | PoliticaDInamica.com)

Um governo à serviço dos políticos e de seus comitês eleitorais. A gestão de Wellington Dias não passa disso e é impossível contestar essa alegação ao ver e ouvir o desabafo dos gestores de hospitais que atendem servidores pelo IASPI/PLAMTA. Aliás, atendiam. O Sindicato dos Hospitais do Piauí (Sindhospi) decidiu nesta segunda-feira (16) permanecer sem atender usuários do Instituto de Assistência e Previdência Privada do Estado do Piauí (Iaspi) e do Plano Médico de Assistência e Tratamento.

O motivo é simples: falta de pagamento desde o mês de abril. A decisão foi tomada durante uma reunião no prédio do Ministério Público Estadual, onde um relato de pouco mais de um minuto explicou o drama do Piauí: o descontrole de seu governador, que faz qualquer negócio por sua reeleição, inclusive colocar a saúde de 200 mil pessoas em risco.

“O governador foi sempre um político muito habilidoso. E convidou essa figura de rosto tão angelical, de voz suave, quase uma santa, uma pessoa que encanta, mas no fundo ela representa uma instituição macabra. Não é ela. É a instituição onde ela está há pouco tempo. A instituição que ninguém controla, Dr. Fernando”. José Cerqueira Dantas se referia às feições de Daniele Aita, diretora do IASPI e, claro, ao perfil malandro do petista Wellington Dias ao se dirigir ao promotor Fernando Santos.

É mais fácil conhecer o nome de José Cerqueira Dantas do que sua fisionomia. Nem todo mundo saberia, ao encontrá-lo num do corredor de hospital, que aquele senhor baixinho, magrinho e de jeito simples é o diretor-presidente do Grupo Med Imagem. Mas a fama que o precede em todo lugar lhe confere respeito. Cerqueira não é de holofotes e nem de papo-furado.

Ainda assim, se viu obrigado a dar seu depoimento. “Se o senhor considerar os outros planos de saúde, eles são controlados por agência reguladora dura. Qualquer queixa de beneficiário, se você não resolve em 24 horas, são cinquenta mil reais de multa. O controle é total. Você não pode desatender a um credenciado. O Plamta faz o que bem entende desde 1984. Até que foi extenuando até matar”, considerou.

Cerqueira não estava ali no início da audiência. E explicou o motivo: “Eu me atrasei agora porque estava numa agência bancária solicitando um empréstimo para arrolar dívida, como todo mundo aqui está assim. Porque o governo glosa o que quer, paga quando quer, e paga quanto quer”.

A fala de Cerqueira Dantas foi forte e contundente, digna de investigação sobre a influência político-eleitoral nos gastos do Governo e no uso dos recursos retirados dos contra-cheques dos servidores estaduais (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

Quem conhece sabe que se até Cerqueira teve que ir buscar empréstimo em banco, é porque o Wellington Dias não vai honrar suas contas como deveria. Nem neste governo e muito menos num virtual próximo governo.

Uma denúncia se seguiu: “Virou um instrumento político! Cada deputado nomeia e credencia quem bem entende nesse Piauí todo… então… tem que ser tomada uma atitude!”, insistiu Cerqueira, apontando que o descontrole do Estado pode levar à demissões no setor privado de Saúde.

Veja o vídeo!

Definitivamente, é mais do que hora avaliar a viabilidade do Piauí num 4º mandato do petista Wellington Dias.

Comente aqui