Rogério Castro: você conhece o cara de São Raimundo Nonato?

Algumas cidades do Piauí têm sua importância medida para além de economia e índices sociais. São Raimundo Nonato é um destes municípios que se mede também pela envergadura política, capaz de influenciar toda uma região. E por lá os ventos das eleições municipais de 2024 já sopra forte, fazendo decolar o nome de Rogério Castro, do MDB. Líder isolado para a disputa do próximo ano, é em torno dele que devem se unificar as forças do governador Rafael Fonteles, do senador Marcelo Castro e da atual prefeita Carmelita Castro, da qual Rogério hoje é vice.

Liderança e popularidade

Segundo pesquisa Consulte – Inteligência e Mercado, Rogério Castro aparece com 13,33% na aferição espontânea, na frente até mesmo da prefeita Carmelita Castro, que ainda aparece com 9,33% e não pode concorrer outra reeleição. Avelar Ferreira, da oposição, pontua com 3,33%. Já mais perto do “traço”, Isaías Neto alcança 2,67%.

Rogério Castro: uma das mais bem encaminhadas candidaturas de prefeito para 2024 no Piauí (foto: Instagram)

A pesquisa espontânea favorece, claro, os mais conhecidos – e reconhecidos – da população. É importante observar, por exemplo, que Carmelita é refeita eleita e reeleita. Rogério estar na frente dela na espontânea é um sinal da força da imagem do vice-prefeito.

Por outro lado, Isaias Neto, que por acaso é sobrinho de Carmelita, um ilustre desconhecido do povo de São Raimundo ainda pontua muito mais por conta do nome, herança de família, do que por sua breve temporada na Secretaria de Cultura de SRN.

Descobrimos que Isaias Neto é este cidadão que aparece no melhor estilo "papagaio de pirata" lá atras nessa foto da prefeita Carmelita com o governador Rafael Fonteles, que talvez também não o conheça... (foto: Instagram)

Isaías Neto, aliás, também já foi fornecedor da Prefeitura de São Raimundo Nonato durante a gestão de sua tia Carmelita.


Disputas diretas

Quando a pesquisa coloca como opções de prefeito os três candidatos mais lembrados que podem disputar o cargo, Rogério alcança 42% das intenções de voto, o que é mais do que a soma dos 17,67% de Isaías Neto com os 15,67% de Avelar Ferreira. Aqui, inclusive, os que não sabem ou não quiseram responder também são um grupo maior de pessoas do que aquelas que votariam em Isaías e Avelar, somando 18,00%.


No confronto direto entre Rogério e Isaías, uma lapada: o atual vice-prefeito chega com 53,00% enquanto o sobrinho de Carmelita rasteja com 21,33%.


Nessa disputa, Avelar fica um trisquinho melhor que Isaías, embora também pegue uma taca. No confronto direto, Rogério tem 54,33% e Avelar 22,00%


O governador, o senador, o deputado e a prefeita

O contexto de Rogério é bastante favorável. É o candidato do senador Marcelo Castro, não por acaso, seu primo. A candidatura do vice-prefeito também atende o interesse do governador Rafael Fonteles (PT), que quer a Prefeitura de São Raimundo Nonato fora do alcance partidário e político do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, partido da prefeita Carmelita Castro.

E é aí que o grupo da prefeita começa a ceder à ideia de apoiar logo de cara Rogério Castro. Com Marcelo Castro e Rafael Fonteles apoiando, apostar em qualquer um que não seja Rogério não é apenas comprar uma briga grande. É pedir para sair do jogo por um bom tempo no futuro.

Militante da confiança de Marcelo e Rafael: candidatura de Rogério atende planejamento do grupo do Governo do Estado (foto: Instagram)

Não é o tipo de confusão que o deputado Hélio Isaías, marido da prefeita Carmelita, não quer para 2026. Nem ela mesma, que já respondeu na Justiça por abuso de poder político e econômico, quer, se for um pouquinho esperta. Até porque, a irmã dela, Margarete Coelho, também não é mais deputada federal.

Compor é melhor que ser isolado, qualquer grupo político sabe disso.

Comente aqui