REFORMA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA: DIVIDIR PARA CONQUISTAR

Tratativas continuam (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

O governador Wellington Dias (PT) mudou esta semana as propostas de espaços a serem ocupados pelo PMDB E PP na nova reforma do governo. Dias vai colocar o PMDB para brigar com o PP pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

O governador mudou a oferta do PMDB e colocou o partido em rota de colisão com Ciro Nogueira. Wellington manteve a oferta do DER, PCPR e SASC. Esses três espaços continuam com o PMDB, mas Dias vai oferecer também ao PMDB parte dividida da Sesapi. Já é uma decisão do governador dividir a secretaria em duas, compreendendo a Secretaria e uma Fundação que vai gerenciar os hospitais.

Wellington sabia que era a Saúde, desde o início, a preferência do PP dentro do governo. Sabe também que o PMDB quer, claro, espaços maiores e essa Fundação que cuida dos hospitais vai ser maior que a atual Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans). Assim, Wellington põe a gula do PMDB para brigar com o desejo do Partido Progressista.

O governador Wellington Dias ligou ontem à noite para o senador Ciro Nogueira para comunicar a questão. Ciro não deixou o governador terminar o que pretendia dizer. Falou apenas que aquele não era assunto para tratar por telefone, mas olho no olho.

O governador acredita que se PP e PMDB brigarem por este espaço, pode diminuir a influência de Ciro em um virtual cenário para 2018.

O PMDB, inclusive, já definiu quem vai ocupar cada espaço. No DER, a indicação será de Marcelo Castro. Na SASC, deve ficar o deputado Zé Santana. Caso o PMDB fique de fato com a Fundação Hospitalar, o nome será do deputado Pablo Santos. E, por fim, se Mauro Tapety assumir a suplência, o PCPR será indicado por João Mádison. Caso Tapety não ocupe uma vaga na Assembleia, será ele o gestor do PCPR.

Comente aqui