"VENHA A NÓS, O VOSSO REINO"

Todas as pastas com alguma relevância de gestão e orçamento estão sob o comando de petistas declarados ou disfarçados (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

“Primeiro eu, segundo eu, terceiro eu!”. Não se sabe ao certo que critérios o governador Wellington Dias (PT) utilizou para sair distribuindo as secretarias de sua 4ª gestão. Mas dá pra imaginar o que ele pensou na hora de fatiar o governo. O fato é que os petistas levaram enorme vantagem em cima dos aliados. Nada menos que 66,38% do orçamento será comandado por petistas.

O Orçamento Geral do Estado previsto para este ano de 2019 é de R$ 10,9 bilhões. Deste total, R$ 9,6 bilhões é o orçamento do poder Executivo, ou seja, o bolo que Wellington Dias partilhou com sua base. E quem se deu muito bem foi o PT, claro.

Os petistas comandam os 3 principais orçamentos do Estado: Administração, Educação e Saúde. Cinco entre as dez maiores secretarias estão com o PT.

Aliados como o MDB e o Progressistas ficam cada um com apenas uma pasta dentre estas 10 maiores, perdendo para o PR, o “mais petista” dentre os aliados, que possui 3 de suas 4 pastas entre os 10 maiores orçamentos do Estado.

Veja a lista:

E estamos falando apenas do 1º e 2º escalões. Entram nesta conta a Secretaria Da Administração E Previdência (Merlong Solano), Secretaria Da Educação (indicação de Rejane Dias), Secretaria Da Saúde (Florentino Neto), Secretaria Da Fazenda (Rafael Fonteles), Secretaria Da Agricultura Familiar [antiga SDR] (indicação de Francisco Limma), Secretaria Do Planejamento (Antônio Neto), Secretaria De Cultura (indicação de Fábio Novo), a Coordenadoria De Comunicação Social (Allisson Bacelar), Secretaria Estadual Para Inclusão Da Pessoa Com Deficiência (indicação de Rejane Dias), o Emater (Francisco Guedes), Imepi (indicação de Dudu), Emgerpi (Décio Solano), Instituto De Águas, a Agespisa (indicação de Assis Carvalho), a ADH (indicação de Flora Izabel), o Interpi e a Secretaria de Governo (Osmar Júnior) que responde pela própria Governadoria Do Estado (Wellington Dias).

Veja o vídeo!

Ficaram de fora da conta as pastas do PR que são petistas também: a Segurança de Fábio Abreu, a Justiça de Daniel Oliveira/Dr. Hélio/Rejane Dias, e a Polícia Militar do Coronel Carlos Augusto.

Também não estamos trabalhando aqui com as indicações de 3º escalão, que terminam sendo basicamente do PT também.

Comente aqui