QUEM DECIDE? MARCELO OU THEMÍSTOCLES?

Por um triz: o encontro de Pessoa e Luiz Lobão foi constrangedor e crise só não foi maior pela presença de Jeová Alencar descontraindo o momento (foto: Marcos Melo | PoliticaDInamica.com)

De um lado, Dr. Pessoa buscando manter a porta do MDB aberta para a sua candidatura a Prefeito de Teresina em 2020. Do outro, o vereador Luiz Lobão reivindicando o direito de disputar a indicação em convenção. Os dois se encontraram nesta terça-feira (18) na Câmara Municipal de Teresina e o constrangimento está no vídeo abaixo.

Pessoa não está filiado ao partido. Nem o interlocutor de sua possível filiação — o presidente da CMT Jeová Alencar — o é ainda. Mas a conversa estava autorizada em nome do deputado estadual Themístocles Filho, presidente municipal do MDB. E quando essa conversa estava acabando, chegou o vereador Luiz Lobão, emedebista da cota do senador Marcelo Castro, presidente estadual da sigla.

Pode ter sido até ansiedade, mas a reação de Pessoa à abordagem de Lobão não foi o melhor recado que ele poderia dar aos emedebistas de quem quer apoio (foto: Marcos Melo | PoliticaDInamica.com)

Pessoa e Lobão querem disputar a Prefeitura. Então não deu outra. O ex-deputado recebeu o vereador de braços abertos mas já dizendo que se o abraço fosse sincero, estava bom, “mas se for abraço de tamanduá, pode ir pra lá”. E continuou: “Meu colega médico, meu amigo, mas eu não sei porque que a alma dele não se aproxima da minha”, apontou Pessoa diante de câmeras e microfones.

Talvez pela presença da imprensa -- e certamente pela postura descontraída de Jeová Alencar ao lado de ambos --, Luiz Lobão se conteve, até tentou emendar com uma brincadeira. Mas inevitavelmente o clima pesou quando os dois foram questionados sobre a tal candidatura majoritária. 

Lobão disse que vai pra convenção disputar a indicação do MDB. Pessoa foi enfático ao alegar que a escolha seria unilateral de Themístocles.

Veja o vídeo!

Os grupos de Themístocles e Marcelo Castro, interna e inegavelmente divergem e disputam poder no MDB. Basta olhar para 2018 e constatar que para Marcelo entrar na chapa de Wellington Dias (PT) como senador, Themístocles teve que ser colocado pra fora da vaga de vice. Cada um cuidando de seus interesses. É da política. A mesma política onde quem quer ser prefeito, não divide partido.

Segundos depois, Pessoa refez a frase, dizendo que “o MDB vai decidir”. De todo modo, o estrago já estava feito.

Quem é que manda mesmo nessa indicação? Themístocles ou Marcelo?

Comente aqui