PROJETOS GARANTEM RECURSOS

FOTO: ASCOM/PMT

O prefeito Firmino Filho esteve em Brasília ontem para assinar contrato com o Governo Federal, através do Ministério das Cidades, com o intuito de liberar para Teresina R$ 78 milhões, que serão investidos em obras específicas de saneamento e drenagem na capital.

Uma das obras a ser realizada é uma galeria na zona Sul, no Portal da Alegria. “Lá temos vários conjuntos do Minha Casa, Minha Vida e por um problema de confecção dos loteamentos, criou-se um grande problema de drenagem. Há vários invernos que esse problema vem crescendo, basta que tenhamos uma chuva forte e isolada para que centenas de casas sejam alagadas e a rua seja levada, e torne-se um verdadeiro rio... Fizemos o projeto executivo desta galeria há mais de dois anos, e por conta dos altos valores, estávamos buscando estes valores aqui em Brasília”, afirma o prefeito, lembrando que com os recursos garantidos, agora o projeto executivo segue para aprovação da Caixa Econômica Federal, para poder realizar a autorização do processo licitatório e, posteriormente, início das obras.

Do total dos recursos, 13 milhões serão aplicados em quatro galerias na zona Norte de Teresina, especialmente os bairros do Lagoas do Norte. Serão diretamente beneficiados os bairros São Joaquim, Parque Alvorada, Memorare e Mocambinho. “Uma obra bastante simbólica, nós que já tínhamos o projeto executivo desta obra há algum tempo, mas não tínhamos os recursos correspondentes, que é a urbanização da galeria aberta do Mocambinho. Ela vai continuar uma galeria aberta, mas ela vai ter um tratamento urbanístico, justamente para que melhore a sua apresentação para o restante da comunidade”, afirma. 

Vale lembrar que obras como esta só conseguem financiamento após a elaboração de um projeto técnico de qualidade. Algumas dessas obras, por terem um custo muito elevado, não têm como ser realizadas com o orçamento municipal, por isso dependem de projetos bem definidos e, principalmente, articulação para a liberação de orçamento federal. 

Como disse o prefeito Firmino Filho, muitas dessas obras já tinham projetos elaborados há mais de dois anos, o que mostra a estrutura técnica da prefeitura. Mas para alcançar a praticidade disso, é necessária também a articulação em Brasília. E aí, além do bom relacionamento do prefeito com as entidades nacionais, vale lembrar que Firmino Filho tem se mantido bastante próximo e, tem recebido igual tratamento, do senador Ciro Nogueira, que ultimamente tem demonstrado bastante sua força junto ao Governo Federal.


Comente aqui