POSSIBILIDADE DE 18 MIL MORTES

Firmino Filho reuniu imprensa piauiense em video conferência para alertar tragédia em cenário sem isolamento social (foto: reprodução)

No cenário mais otimista, se todo mundo ficar em casa respeitando o isolamento social recomendado, teremos, infelizmente, algo em torno de 700 mortes no Piauí. A projeção tem base em estudos científicos da Imperial College London e reconhecido por autoridades em Saúde.

Mas o cenário pode ser bem pior e foi relatado pelo prefeito Firmino Filho a dezenas de jornalistas numa coletiva virtual realizada na tarde desta quinta-feira, 2 de abril de 2020: um assombroso número de 18 mil mortes no Piauí.

Nesse caminho, o prefeito da capital aumentou o rigor do isolamento e estuda até a implantação de lei seca em Teresina. Fiscalização e fechamento de estabelecimentos comerciais serão mais intensos.

Veja o vídeo!

E por que o alarde? Primeiro, porque de fato a estrutura de Saúde do Piauí inteiro não tem condição de suportar uma demanda tão elevada quanto a que se exige num cenário de contaminação tão rápida. Segundo, porque na última semana, as pessoas deixaram o isolamento. Justamente quando começaram as mortes atribuídas ao coronavírus, as pessoas baixaram a guarda.

MONITORAMENTO

A prefeitura de Teresina está monitorando o deslocamento de mais de 215 mil aparelhos de telefone celular. E segundo essa fonte, o índice de isolamento caiu nos últimos 10 dias, de 69% para 53%.

Quando esses aparelhos permanecem mais mais de 8 horas sem deslocamento significativo, aquele local é marcado como residência. Quando ele se desloca mais de 400 metros, então significa que deixou o isolamento.

E essa, é claro, é uma amostra bastante significativa da população.

Haverá mortes. Cada uma delas, uma tragédia para uma família, amigos… Mas o descuido com o isolamento pode transformar a fatalidade num desastre gigantesco.

Comente aqui