Coluna Marcos Melo Política Dinâmica
POSSIBILIDADE DE 18 MIL MORTES

SEM ISOLAMENTO, PROJEÇÃO DE MORTES POR COVID-19 NO PIAUÍ PODE CHEGAR A 18 MIL; FIRMINO FAZ APELO E ANUNCIA QUE VAI AUMENTAR RIGOR DE FISCALIZAÇÃO

03/04/2020 00:07 - Atualizado em 03/04/2020 00:34

Firmino Filho reuniu imprensa piauiense em video conferência para alertar tragédia em cenário sem isolamento social (foto: reprodução)

No cenário mais otimista, se todo mundo ficar em casa respeitando o isolamento social recomendado, teremos, infelizmente, algo em torno de 700 mortes no Piauí. A projeção tem base em estudos científicos da Imperial College London e reconhecido por autoridades em Saúde.

Mas o cenário pode ser bem pior e foi relatado pelo prefeito Firmino Filho a dezenas de jornalistas numa coletiva virtual realizada na tarde desta quinta-feira, 2 de abril de 2020: um assombroso número de 18 mil mortes no Piauí.

Nesse caminho, o prefeito da capital aumentou o rigor do isolamento e estuda até a implantação de lei seca em Teresina. Fiscalização e fechamento de estabelecimentos comerciais serão mais intensos.

Veja o vídeo!

E por que o alarde? Primeiro, porque de fato a estrutura de Saúde do Piauí inteiro não tem condição de suportar uma demanda tão elevada quanto a que se exige num cenário de contaminação tão rápida. Segundo, porque na última semana, as pessoas deixaram o isolamento. Justamente quando começaram as mortes atribuídas ao coronavírus, as pessoas baixaram a guarda.

MONITORAMENTO

A prefeitura de Teresina está monitorando o deslocamento de mais de 215 mil aparelhos de telefone celular. E segundo essa fonte, o índice de isolamento caiu nos últimos 10 dias, de 69% para 53%.

Quando esses aparelhos permanecem mais mais de 8 horas sem deslocamento significativo, aquele local é marcado como residência. Quando ele se desloca mais de 400 metros, então significa que deixou o isolamento.

E essa, é claro, é uma amostra bastante significativa da população.

Haverá mortes. Cada uma delas, uma tragédia para uma família, amigos… Mas o descuido com o isolamento pode transformar a fatalidade num desastre gigantesco.

Notícias relacionadas
FARRA SEM LICITAÇÃO
FARRA SEM LICITAÇÃO
PROJETO DO SENADO VAI MATAR GENTE
PROJETO DO SENADO VAI MATAR GENTE
BOLSONARO FOGE DAS EXPLICAÇÕES
BOLSONARO FOGE DAS EXPLICAÇÕES
4 MIL CASOS DE COVID-19 NO PIAUÍ
4 MIL CASOS DE COVID-19 NO PIAUÍ