PETEBISTAS QUEREM IMPEDIR CANDIDATURA DE JVC

A candidatura de JVC encontra resistência dentro do PTB porque deputados não querem desgrudar do governo de Wellington Dias, mas estes mesmos deputados não conseguiram assegurar ao PTB uma vaga na chapa majoritária (foto: Marcos Melo | PoliticaDinâmica.com)

Deputados do PTB tentam desesperadamente impedir um candidatura de João Vicente Claudino ao Governo do Estado. O medo é de seguirem numa campanha sem as estruturas de suas secretarias. E para evitar isso, agora, lembraram que precisam de um lugar na chapa majoritária de Wellington Dias (PT). O esforço é em vão. Perderam o "timming".

O PTB sempre teve vaga em chapas majoritárias desde 2006, quando João Vicente Claudino foi candidato a senador. Quatro anos depois, o próprio JVC disputou o governo do Estado. Em 2014 foi a vez de Elmano Ferrer seguir para o Senado. Mas de lá pra cá, os deputados eleitos pela sigla, descuidaram do partido para cuidar dos próprios interesses. Hélio Isaías, Nerinho, Jannaina Marques e Fabio Abreu foram chamados para assumir secretarias. E consideraram que isso bastava como espaço do PTB na gestão de Wellington Dias. A deputada Liziê Coelho emplacou o marido Luiz Coelho no Executivo também. Fernando Monteiro, também colocou parente no Estado. O suplente Zé Hamilton colocou a filha.

JVC nunca deu sinal de que poderia compor chapa com W.Dias ou sequer apoiar sua reeleição, pelo contrário: tem repetido discursos que expõem a face desonesta e mesquinha da gestão do petista (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

Todos no Estado, nenhum deles cuidando do partido. Elmano, Hélio, Lizie, Fábio Abreu e Fernando saíram do partido. Os que ficaram, não conseguiram, por si só, garantir o futuro da sigla, assegurando lugar na chapa majoritária do atual governo.

Por outro lado, o ex-senador João Vicente Claudino está mais do que disposto a voltar a disputar o Governo do Estado. No próximo dia 6 de abril acontece sua "refiliação" ao PTB. Há boas chances de JVC emplacar sua candidatura e nenhuma chance de apoiar W.Dias. Zero.

O empresário já deixou claro em diversas entrevistas que Wellington traiu o projeto pensado para o Piauí quando se reaproximou dele em 2013. "Esse governo politiqueiro não é o que pensamos em 2013. Naquela eleição de 2014, o povo elegeu um projeto de Estado eficiente, não esse monte de comitês eleitorais", comentou JVC em entrevista concedida ao Política Dinâmica em janeiro deste ano.

A tese, aqui, é a de que o partido segue a chapa majoritária da qual a sigla participa. O melhor argumento para o desembarque do Titanic de Wellington Dias.

Veja o nosso comentário na Jockey FM 88.1:


Comente aqui