PAGOU PRA RESOLVER


O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) enviou à Justiça Eleitoral a lista de gestores com contas julgadas irregulares e/ou com parecer prévio de reprovação. Na lista estão centenas de ilustres desconhecidos e alguns desconhecidos ilustres. Um deles é o médico Vinicius do Nascimento Pontes, o Doutor Vinícius, filiado ao Partido dos Trabalhadores, que já está em campanha por uma das 30 vagas de deputado estadual.

Segundo a assessoria de Doutor Vinícius, ele não está inelegível. De fato, o cidadão só se torna inelegível após a Justiça Eleitoral determinar assim. Até lá, pelo menos até hoje, Doutor Vinícius preenche todos os requisitos para não ter seu nome nas urnas em 2022, em decorrência de contas julgadas irregulares na Direção do Hospital Infantil Lucídio Portella, do Estado, no ano de 2016.

De acordo com o TCE, de contratos feitos de boca a fracionamento de despesas para driblar a obrigação de licitação até a contratação de empresas que não poderiam ser contratadas pelo poder público, Doutor Vinícius fez bastante coisa errada.

A equipe de Doutor Vinícius saiu pelas redes sociais dizendo que ele seria vítima de fake news; o choro é livre, mas a informação é de lista oficial do Tribunal de Contas do Estado (imagem: reprodução)

O Política Dinâmica não conseguiu contato com Doutor Vinícius para que ele pudesse se explicar. Mas sua assessoria afirmou que, após pagar uma multa pela “irregularidade formal” de 2016, o médico petista se encontra, hoje, apto a disputar eleição. Se é assim, então o erro de incluir seu nome na lista deve ter sido do Tribunal de Contas.

Como o TCE agora não disponibiliza mais seus relatórios e dificulta o acesso à informação, não foi possível saber o tamanho do estrago feito pela gestão de Doutor Vinícius à frente do Hospital Infantil. Nem o valor da multa paga. A assessoria do médico também não quis mais comentar o caso ao ser questionada nesse ponto.

De repente, a relação de “custo x benefício” da irregularidade compensa, né?

Leia abaixo a nota enviada pela assessoria do petista:

"DIREITO DE RESPOSTA DR. VINÍCIUS

Trazemos a público essa retratação em razão de matéria publicada dia 21 de julho, neste portal, a respeito da lista de inelegíveis para as Eleições de 2022. Devemos esclarecer que o pré-candidato a Deputado Estadual Dr. Vinícius, ex-diretor do Hospital Infantil Lucídio Portella, está inteiramente apto a disputar a eleição deste ano, pois a inelegibilidade prevista na alínea g, do inciso I, do artigo 1º da Lei Complementar 64/90 não se aplica àqueles cujas contas foram sancionadas apenas com pagamento de multa. A lista publicada pelo TCE-PI somente informa sobre as contas julgadas irregulares, e a única menção ao nome do Dr. Vinícius é a respeito de uma multa aplicada por irregularidade formal sobre o exercício de 2016."

Comente aqui