OS COITADINHOS

O Executivo estadual vive uma crise grave na segurança pública e no sistema penitenciário. Um secretário ameaçado pelo PCC e uma criança encontrada trancada numa cela debaixo da cama de um pedófilo assassino ilustram bem isso. Mas se prepare, você será enganado. Vai sentir pena de Daniel Oliveira e Fábio Abreu.

Daniel está nos seus últimos dias de secretário e até sua madrinha política, Rejane Dias, já desmarcou eventos com sua presença (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

O secretário Daniel Oliveira (PT), da SEJUS, este ano alegou crise financeira para não conceder reajuste salarial -- ofereceu "penduricalhos" -- acordado em oportunidade anterior. Houve mortes, fugas, torturas, crimes ordenados de dentro dos presídios. Depois do caso da criança na Penitenciária Major César, Daniel está balançando. Mas numa última tentativa de manter o afilhado de Rejane Dias ali, o governo saiu distribuindo acusações contra os agentes -- que trabalham sem estrutura --, informação de concursos e aquisição de viaturas.
Fábio Abreu tem sido cobrado por aqueles que o elegeram deputado federal; essas pessoas queriam uma postura mais corajosa em relação aos investimentos próprios do governo estadual na Segurança (foto: Jailson Soares | Politica Dinâmica.com)

SIM-SALABIMO secretário Fábio Abreu (PTB), que não esteve em Brasília para votar a reforma trabalhista, nem denúncia contra o presidente Michel Termer (PMDB) e nem a criação do Fundão Partidário, ajudou a livrar uma quadrilha da investigação da Polícia Federal, contribuiu pra fragilizar relações de trabalho e não se manifestou contra o derrame de verbas públicas nas campanhas eleitorais do próximo ano. Está semana aproveitou ida à Câmara na época da destinação das emendas parlamentares para anunciar que é ameaçado de morte pelo PCC.

A VERDADE

O Orçamento do Estado fala por si. Falta dinheiro na Segurança e coragem em Fábio Abreu para cobrar o governador Wellington Dias (PT). De 2014 pra cá, o Orçamento Geral cresceu 23%. Em 2016 -- primeiro feito por esta gestão -- a SSP teve seu orçamento acrescido em apenas 5% e a PMPI ficou com reajuste orçamentário ZERO.  Para este ano,  a SSP cresceu apenas 2,3% e a PMPI, míseros 3,5%.

A MENTIRA

Seja qual for a crise financeira, a SEJUS nunca esteve tão bem de recursos. Acontece que Daniel não mostra para onde está enfiando o dinheiro. De 2014 para 2018, o aumento é de 160%, muito mais que a Segurança que não vai atingir os 40%. E olha que não deu pra conceder aumento aos agentes nem criar as vagas necessárias nos presídios. 

E TOME PROPAGANDA

Depois de ver esses números,  não se precipite.  É provável que ainda reeleja esse pessoal. Será difícil escapar da lavagem cerebral. No Orçamento entregue está semana na Alepi,  a Comunicação do Governo terá R$ 34 milhões para torrar ao bel prazer da propaganda oficial. Você não sabe se é muito ou pouco? Então presta atenção: a Ccom terá orçamento maior que o Corpo de Bombeiros, que a Defesa Civil, Secretaria do Trabalho, Secretaria de Turismo, da Inclusão da Pessoa com Deficiência, que a Controladoria, que o Meio Ambiente e Mineração.

E OS IRMÃOS DE FARDA?

Aliás,  talvez o secretário Fábio Abreu não tenha notados, mas tiraram dinheiro dos Bombeiros para colocar na Comunicação. Ou talvez tenha notados e não quis dar Bandeira, afinal, ele também gosta de televisão.

Comente aqui