O BOLSONARISMO ENTRE OS LEÕES

A nova pesquisa Amostragem/MN traz a jornalista Samantha Cavalca como a segunda mais lembrada pelos eleitores piauienses na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa. Na pesquisa anterior, ela estava em 5º lugar. Não é um feito pequeno: a candidata de Jair Bolsonaro (PL) aparece à frente de 29 dos atuais 30 deputados estaduais do Piauí. Imaginando a estrutura de governo por trás dessas candidaturas tradicionais – a maior parte já herdada de parentes que já foram deputados também –, percebe-se o tamanho do desafio superado por Samantha até aqui. 

Armada até os dentes com os argumentos pró-Bolsonaro, Samantha está ã frente da maioria das candidaturas da velha política no Piauí (foto: Ascom)

 O desempenho de Samantha por der avaliado como o desempenho do bolsonarismo no Piauí: pesquisa nenhuma pode negar a relevância do eleitorado de direita, conservador e antipetista.  

 Samantha é a segunda colocada geral de uma pesquisa realizada em todo o Piauí. A única bolsonarista entre os 50 primeiros colocados. Tendo como referência que são eleitos apenas 30 deputados para a Assembleia, não é errado imaginar que ela seja a única esperança de representação bolsonarista no parlamento estadual. Todos os demais são petistas, aliados do PT ou “independentes” que acenam para a campanha do ex-presidente Lula, do PT. 

Bolsonarista de carteirinha: Samantha é reconhecida até em Brasília como amiga de Bolsonaro e liderança importante no Nordeste (foto: Instagram)

“Estou feliz e agradecida demais. É um momento de alegria, mas ainda tem muita campanha pela frente. A maior felicidade né saber que o piauiense já sabe que não é obrigado a votar em gente ligada ao PT, que somos capazes de oferecer uma candidatura limpa e 100% alinhada com Bolsonaro para um eleitor que foi maltratado demais nas últimas duas décadas pelo petismo corrupto do Piauí. O resultado dessa pesquisa é combustível para ir mais longe nessas eleições. E o combustível está mais barato por conta de Bolsonaro!”, comentou Samantha ao Política Dinâmica.

 Além de defender o governo de Jair Bolsonaro, Samantha Cavalca tem proposto regulamentar a política de contratação de concursados e comissionados no Governo do Piauí, forçando um reestabelecimento das forças de Segurança do Estado. “Vamos trabalhar que a cada 5 contratações do governo, pelo menos 1 seja da Segurança. Não podemos aceitar que as salas do Palácio de Karnak estejam abarrotadas de funcionários fantasmas enquanto faltam policiais militares, delegados, agentes e bombeiros para cuidar do povo do Piauí. Temos que obrigar o próximo governador, seja quem for, a aumentar o efetivo de policiais”, explica Samantha. 

Samantha tem a única candidatura competitiva no Piauí abraçada colada na imagem do presidente Jair Bolsonaro (foto: Instagram)

Outra proposta de Samantha é a inclusão de conhecimento cívico na grade curricular das escolas estaduais. “Em 20 anos, o PT tirou as referências de família e nação da cabeça de uma geração inteira de piauienses. Não é à toa que vivemos um caos social. Se as crianças não aprendem o porquê das palavras ‘Ordem e Progresso’ na nossa bandeira, não vão respeitá-la. Mas o respeito vai voltar a ser ensinado nos colégios”, pondera.

De todos os candidatos, de fato, Samantha é a única cuja eleição está nas mãos exclusivamente de bolsonaristas. 

 É ver agora se esse pessoal tem força mesmo.


O levantamento foi realizado entre os dias 26 e 30 de agosto com 2 mil eleitores em 90 municípios. A amostra tem nível de confiança de 95.p.p e permite margem de erro de até 2,19.p.p. O registro é PI-07499/2022.

Comente aqui