MATOU A CHAPA FEDERAL

Alegria para alguns, sempre é tristeza para outros na política. O vereador Luís André (União) vai assumir a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Teresina. É a primeira vez que seu nome é considerado e escolhido para um cargo de primeiro escalão do Executivo. Obviamente, já está sorrindo mesmo antes de ser nomeado.

Novo secretário de Meio Ambiente de Teresina: ao sair da chapa do União Brasil, Luís André também levou com ele a chance -- que já era pequena -- do partido fazer um deputado federal (foto: Jailson Soares | PD)

A outra face da moeda, porém, é o clima de velório que ficou no União Brasil: para assumir a nova função, o vereador não vai mais disputar o cargo de deputado federal nas eleições de 2022. E isso “matou” a única chapa proporcional do partido que, ainda com ele, teria grandes dificuldades de somar a quantidade necessária de votos para eleger um candidato nem que fosse na sobra.

Sem ele, então, qualquer analista de campanhas eleitorais sem grande experiência já pode antecipar o óbito prematuro da chapa.

NÚMEROS: DÁ PRA DISCUTIR COM ELES?

Os números exatos para os cálculos, obviamente, sempre dependem do comparecimento do eleitor no dia da votação e da quantidade de votos válidos. Mas o planejamento estratégico dos partidos políticos no Piauí para 2022 estimam que esses votos válidos devem somar um número aproximado a 1,8 milhão de votos para o cardo de deputado federal.

Como são 10 as vagas disponíveis, estamos falando de 180 mil votos para “garantir” uma vaga. Esse é o quociente eleitoral para a vaga de deputado federal. Com essa meta atingida, um candidato precisaria fazer, em tese, apenas 10% desse total (18 mil votos) para ser eleito. 

A chapa do União Brasil contava com pelo menos 25 mil votos de Luís André nas contas que fazia para alcançar uma vaga de deputado federal (foto: Jailson Soares | PD)

Já para disputar uma sobra, caso ela exista, um partido tem que superar a cláusula de barreira, ou seja, somar pelo menos 80% do quociente. Ou seja, nenhum partido no Piauí fará seu primeiro deputado federal ante de atingir algo em torno de 144 mil votos. E a chapa só pode ter 11 candidatos. E no caso da sobra, ela só pode ser preenchida se o candidato tiver 20% do quociente. Neste caso, 36 mil votos. 

Sem Luís André, a conta do União Brasil não fecha.

O mesmo fósforo que o atual presidente da sigla usa ao acender seu cigarro serve pra acender uma vela pra essa chapa.

Sílvio Mendes sabe disso.

Comente aqui